UBSF’s poaenses recebem aprovação do Ministério da Saúde

UBSF’s poaenses recebem aprovação do Ministério da Saúde

UBSF do bairro Cidade Kemel foi uma das que receberam aprovação do Ministério da Saúde, por meio do PMAQ / Foto: Flavio Aquino


Quatro Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF’s) de Poá foram aprovadas pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). O município inscreveu as unidades do Jardim Emília, Jardim São José/Madre Ângela, Vila Varela/Vila Lúcia e Cidade Kemel e obteve 100% de aprovação.

De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Poá, Silmara Fernandes, este é o segundo ano que o município se inscreve para o PMAQ. “Essa avaliação é muito importante, pois nos dá um parâmetro para a realização do nosso trabalho. Em 2012 somente a UBSF da Cidade Kemel foi inscrita e também obteve aprovação e as ressalvas que foram feitas pela equipe de avaliação do Ministério, que já foram corrigidas, ou seja, buscamos um parecer técnico e em cima dele buscamos a melhoria do atendimento e dos serviços para a população”, afirmou.

A UBSF foi avaliada criteriosamente pelo Ministério da Saúde e recebeu 100% de aprovação  / Foto: Flavio Aquino


Seguindo está linha de trabalho, a Secretaria inscreveu quatro unidades em 2013 e o resultado da avaliação foi divulgado somente neste ano pelo Ministério da Saúde. “É uma avaliação muito criteriosa, pois eles vistoriam a apresentação da unidade e a identificação, a estrutura física, vacinação, a oferta de vacinas, procedimentos de enfermagem, coleta de exames, adequação para atendimentos, formação do quadro de funcionários, atendimento da saúde bucal, equipamentos, entre outros itens, e nenhum dado é aceito pela equipe se não estiver devidamente documentado”, ressaltou a diretora da Atenção Básica municipal, Vera Helena Martinez Milanezzi.

“Para este ano, vamos inscrever seis unidades, sendo as quatro que participaram desta última avaliação, além das UBSF’s da Vila Júlia e Julieta, pois trabalhamos sempre em busca de melhorias no atendimento para a população e a avaliação do Ministério de Saúde é de extrema importância para a nossa Secretaria”, concluiu a secretária municipal de Saúde, Claudia Cristina de Deus.

Secom/ Poá - 15/07/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV