Cuidados com a dengue devem ser mantidos

Arujá: Cuidados com a dengue devem ser mantidos

Divulgação
A Secretaria de Saúde de Arujá alerta para a necessidade de serem mantidos os cuidados com a Dengue neste período de inverno. Apesar do clima frio, a incidência da doença em todo o Estado de São Paulo mostra que o mosquito transmissor, o Aedes Aegypti, se adaptou às temperaturas mais baixas e continua se reproduzindo.

Segundo o supervisor do Departamento de Controle de Vetores, Jaci Paschoal, embora a Saúde tenha um trabalho permanente de combate e conscientização, ainda são encontradas larvas do mosquito em Arujá: “Alguns moradores continuam deixando nos quintais objetos que acumulam água, como vasos, latas e garrafas. Isso favorece a proliferação da doença”.

Para evitar novos casos de dengue, além de eliminar objetos que favoreçam o acúmulo de água parada, a população deve permitir que agentes vistoriem os quintais de casa. “Temos que identificar e eliminar os focos de Dengue, por isso a vistoria às residências é fundamental. Quando os moradores não cooperam, o resultado é prejudicado”, diz Paschoal.

A secretária municipal de Saúde, Clarinda Carneiro, reforça a ideia de que o trabalho dos agentes tem impacto limitado se não contar com a ajuda da população. “Isso signfica que se um bairro tem 50 residências e somente 49 proprietários permitem a entrada dos profissionais, ainda assim os moradores de todas as 50 casas correm o risco de contrair dengue”, explica.

Além do bloqueio e da vistoria nos bairros, a Secretaria de Saúde disponibiliza o Disque-Dengue (0800 778 8882), canal exclusivo que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, para atender denúncias de focos do Aedes Aegypti e realiza, todas as quartas-feiras, a Operação Bairro Limpo, que recolhe materiais inservíveis que facilitariam o acúmulo de água parada.

Cuidados

Um dos principais cuidados a serem tomados é com as caixas d’água, que devem ser devidamente tampadas. Vasos e objetos que podem acumular água exigem atenção redobrada e devem ser mantidos de cabeça para baixo. Já as calhas, tubulações e pratinhos de água e comida dos animais precisam ser limpos constantemente.

Pneus velhos deixados em local aberto são uma verdadeira festa para o mosquito da dengue. O recolhimento acontece a partir das denúncias quanto à existência de pneus em terrenos, oficinas ou qualquer ponto que possa virar criadouro. O lixo também pode se tornar foco. A recomendação é para não deixá-lo acumulado por muito tempo à espera de recolhimento nas ruas. O morador deve atentar para o horário da coleta.

Fonte: Prefeitura de Arujá - 21/07/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV