Estratégia da Saúde da Família começa a operar nesta segunda-feira em Ferraz
Estratégia da Saúde da Família começa a operar nesta segunda-feira em Ferraz
![]() |
Fotos: Will de Oliver |
As equipes do Estratégia da Saúde da Família (ESF) entrarão em ação nesta segunda-feira (21 de julho) em Ferraz de Vasconcelos. O anúncio foi feito hoje (18 de julho), durante o lançamento do programa, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Bela Vista (rua Benedito Secundino Leite, 350, Jardim Bela Vista). A iniciativa visa melhorar o acesso à informação, à promoção e à prevenção em Saúde, colocando em atuação nas ruas nove equipes multidisciplinares. A priori, 36 mil pessoas serão contempladas com o projeto, o que corresponde a 20% da população ferrazense.
Além do prefeito Acir Filló, participaram da cerimônia nesta sexta-feira a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ferraz e secretária municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, primeira-dama Viviane Vieira dos Santos, os secretários municipais Luis Claudio da Rocha Guillaumon (Saúde) e Juracy Ferreira da Silva (Governo), o presidente do Poder Legislativo ferrazense, vereador Luiz Fábio Alves da Silva, o Fabinho, demais representantes do primeiro escalão do governo local e parlamentares.
A solenidade marcou não apenas o lançamento do ESP em Ferraz, mas, especialmente, a formatura dos 44 agentes comunitários de saúde que vão trabalhar a partir de segunda-feira na cidade. Os profissionais, que passaram por capacitação recentemente, serão organizados em nove equipes, que, num primeiro momento, vão trabalhar cinco regiões do município - Jardim Bela Vista, Jardim São José, Vila Cristina, Vila Jamil e Jardim São Lázaro.
De acordo com Guillaumon, o reconhecimento das necessidades em Saúde da população será feito pelas ESFs por meio de visitas domiciliares, para posterior registro no sistema e análise, caso a caso. Cada equipe terá um custo mensal de R$ 21,7 mil, sendo que 50% do investimento será custeado pelo Ministério da Saúde e a outra metade pela Prefeitura de Ferraz. Além de agentes comunitários, os grupos serão formados por nove médicos, nove enfermeiros, 18 auxiliares de enfermagem, dois cirurgiões-dentista e dois auxiliares de consultório dentário:
“Entre as funções inerentes às equipes, estarão visitas mensais aos domicílios, para o levantando de dados socioeconômicos, sociodemográficos e sócios-sanitários da população. Baseada na ampliação da atenção básica, vamos fortalecer a rede de Saúde local, seguramente. Hoje é um dia muito especial para todos nós, que pensamos esse projeto com carinho, responsabilidade e profissionalismo”, explicou o gestor.
De acordo com o secretário de Governo de Ferraz, a ação tem tudo para reduzir os impactos dos indicadores de mortalidade e de morbidade, tornando-os efetivos no que tange às práticas mais eficazes da gestão municipal em Saúde:
“Com a retomada deste trabalho, que agora se chama ESF, daremos um grande salto de qualidade, com a racionalização dos métodos e a humanização do atendimento. Vamos alterar paradigmas e cuidaremos de doenças crônicas, por meio de um projeto que possibilita que posto de Saúde vá até a casa do enfermo”, complementou Silva.
Para o chefe do Poder Executivo ferrazense, a cidade está dando a volta por cima na Saúde:
“Todos sabemos que Saúde é um problema crônico no País. Com muito trabalho e empenho de nossos profissionais, estamos conseguindo reverter este cenário em Ferraz. O exemplo é o lançamento do ESF, além de reformas e de construções de novos postos de saúde e a contratação de novos médicos. Nossa estimativa, neste primeiro momento, é atendermos 36 mil pessoas, o que corresponde a 20% da população ferrazense. Estamos avançando”, finalizou Filló.
Secom/ Ferraz / 19/07/2014