Centro Cultural Boa Vista exibe amanhã “A Fraternidade é Vermelha”
Centro Cultural Boa Vista exibe amanhã “A Fraternidade é Vermelha”
![]() |
Divulgação |
A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Cultura, realizará amanhã (21) a exibição do filme “A Fraternidade é Vermelha” do diretor polonês Krzysztof Kieslowski, com a atriz Irène Jacob. O encontro acontecerá no Centro Cultural Boa Vista, às 19h30. A entrada é gratuita e terá como público alvo os estudante das escolas do entorno do bairro.
A programação inclui uma breve introdução sobre a cinematografia e um debate com o mestre em Letras da Unicamp, Carlos Tanreiro. O filme que apresenta o gênero drama faz parte de um conjunto de três trabalhos artísticos da “Trilogia das Cores”, que acompanha os títulos: “Igualdade é Branca” e “A Liberdade é Azul”.
Os filmes são baseados nas cores da bandeira francesa e no slogan da revolução do país. O toque de Kieslowski está na sua representação das palavras liberdade, igualdade e fraternidade e na forma que as cores dão o ambiente psicológico da história. O Centro Cultural Boa Vista fica na Avenida Katsutoshi Naito, 957 – Boa Vista.
A Fraternidade é Vermelha
Valentine está dirigindo seu carro de volta para casa quando atropela algo no caminho. Ao descer do veículo, encontra uma cachorrinha ferida, com o endereço de seu dono na coleira. Assim, ela passa a conhecer a pessoa que iria alterar o curso de sua vida: um juiz aposentado, que termina seus dias espionando as conversas telefônicas de seus vizinhos. Por trás deste estranho comportamento, está o enigma de um homem cujo motivo vital é tomar posse da intimidade daquelas pessoas e acompanhar passo a passo o desenrolar de seus destinos.
Sobre o cineasta
Nascido em 1941, Krzysztof Kieslowski foi um diretor de cinema da Polónia. Estudou cinema na Escola de Teatro e Cinema de Lodz. Sua carreira divide entre a fase polonesa e a francesa. Depois de concluir a faculdade, o jovem diretor começa a produzir documentários e aprimora seu estilo ao realizar seus próximos filmes.
Os quatro últimos filmes do diretor foram realizados por meio de uma produção francesa: “A dupla vida de Veronique” (estrelando Irène Jacob) e a Trilogia das Cores (A liberdade é azul, A Igualdade é Branca e A Fraternidade é Vermelha). A trilogia das cores foram filmes os quais deram um maior sucesso comercial ao diretor.
Depois do último filme da trilogia o diretor anunciou a sua aposentadoria devido ao fato de estar cansado de fazer cinema. Porém, começa a escrever o roteiro da trilogia “Paraíso, Purgatório e Inferno”, baseada na Divina Comédia de Dante Alighieri. Kieślowski morre em 1996, aos 54 anos, sem concluir esses filmes. Em 2002, Tom Twyker filma o roteiro de “Paraíso”, idealizado pelo diretor polonês. Krzysztof já recebeu diversos prêmios e nomeações.
Fonte: Prefeitura de Suzano - 20/08/2014