Mogi das Cruzes inicia atividades da 2ª Semana de Aleitamento Materno

Mogi das Cruzes inicia atividades da 2ª Semana de Aleitamento Materno

Mogi das Cruzes inicia atividades da 2ª Semana de Aleitamento Materno
Divulgação
Cuidar de um bebê requer muita atenção, principalmente no período da amamentação. Mamilos machucados, dificuldades para a criança pegar o peito e mastite (inchaço e inflamação nas mamas) são alguns problemas frequentes. Para auxiliar as mães, a Prefeitura de Mogi das Cruzes conta com o Banco de Leite que, desde junho do ano passado, trabalha para incentivar o aleitamento materno e captar doações de leite humano que possam colaborar com o desenvolvimento de bebês prematuros.

As vantagens da amamentação estão sendo reforçadas ao longo desta semana pela equipe do Banco de Leite em todos os Postos de Saúde, unidades do Programa Saúde da Família (PSF), Pró-Mulher I, Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes, Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, Pró-Criança, Pró-Hiper e creches municipais. O trabalho faz parte da 2ª Semana de Aleitamento Materno, que prossegue até sexta-feira (22/8).

Os benefícios são divulgados por meio de palestras, apresentação de vídeo, distribuição de materiais informativos e rodas de conversa com os usuários dos equipamentos municipais. Outra ação é a divulgação para gestantes que fazem o pré-natal no Pró-Mulher, onde também funciona o Banco de Leite. “A programação foi elaborada com objetivo de divulgar o aleitamento materno para o maior número possível de multiplicadores, incluindo funcionários das creches municipais e alunos do Pró-Hiper, avós e avôs que normalmente acompanham e auxiliam no cuidado dos netos”, explica o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis. 

Mogi das Cruzes inicia atividades da 2ª Semana de Aleitamento Materno

O Banco de Leite de Mogi das Cruzes funciona no Pró-Mulher e foi instalado em 2013 com apoio do Rotary Internacional Fundação Rotária, por meio do Rotary Club Mogi das Cruzes / Foto: Divulgação



Nos encontros, a equipe divulga um material que apresenta as principais vantagens da amamentação, tais como: ajuda a reduzir o útero depois do parto, diminuindo o risco de hemorragia e anemia; ajuda a mulher a perder mais rapidamente o peso adquirido na gravidez; redução do risco futuro de diabetes, câncer de mama e câncer de ovário para a mãe; fortalecimento do vínculo entre a mãe e o bebe; proteção do bebe contra diarréia, infecções respiratórias, otites, asma, obesidade, diabetes e alergias, sendo que o colostro, leite dos primeiros dias, é rico em proteção para o bebê.

“O leite materno é um alimento completo, que oferece tudo que o bebê precisa até os seis meses de vida, fazendo com que o bebê cresça e se desenvolva bem”, informa a pediatra e coordenadora de Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde, Rosângela Cunha. Segundo ela, a doação do leite excedente é importante para o cuidado dos bebes que não podem ser alimentados por suas mães. “Estamos divulgando o trabalho do Banco de Leite e cadastrando novas doadoras”, acrescenta.

O Banco de Leite de Mogi das Cruzes funciona no Pró-Mulher e foi instalado em 2013 com apoio do Rotary Internacional - Fundação Rotária, por meio do Rotary Club Mogi das Cruzes – Leste e do Rotary Club of Boca Raton West. Seu principal objetivo é garantir o aleitamento materno para bebês internados ou que, por motivos diversos, não podem ser amamentados diretamente por suas mães.

Informações pelo telefone 4798-7343.

Secom/ Mogi 18/08/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV