Prefeito comemora novo momento para Ferraz

Prefeito comemora novo momento para Ferraz

Prefeito comemora novo momento para Ferraz
Fotos: Roseli Souza / Will de Oliver


Desde que assumiu a administração local em 1º de janeiro de 2013, o prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, inaugurou vários equipamentos, como o Corpo de Bombeiros, o 1º Distrito Policial, o Bom Prato, a avenida Zilda Arns Neumann, o Mais Mulher – Centro Especializado na Saúde da Mulher e o Centro Municipal de Arte e Cultura. Essas obras têm mudado os contornos da cidade, que ainda aguarda outros projetos importantes, como a Faculdade de Tecnologia (Fatec), o Shopping Center e o Corredor Metropolitano.

Prefeito comemora novo momento para Ferraz
Em 31 de maio, os munícipes da Vila Margarida receberam do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e de Filló o 1º Distrito Policial da cidade. A unidade funciona sob a tutela do delegado Márcio Cursino, que chefia uma equipe formada por dois investigadores, dois escrivães e dois agentes policiais. O atendimento à população é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O local trabalha com plantão policial, auto de prisão de flagrantes, cartório e serviços de telecomunicação.

No quesito infraestrutura viária, o prefeito de Ferraz entregou, em novembro de 2013, a avenida Zilda Arns Neumann, popularmente conhecida como avenida Marginal. Com pouco mais de um quilômetro de extensão, a via recebe mais de 2 mil veículos por dia e tem, como principal objetivo, desafogar o tráfego local e facilitar o acesso daqueles que vem para a cidade, sentido Poá / Ferraz.

Prefeito comemora novo momento para Ferraz
Já o Corpo de Bombeiros, inaugurado em 2 de julho deste ano, já fez mais de 200 atendimentos em Ferraz. O efetivo conta com 33 membros, sendo 12 recrutados pelo Estado e 21 municipais, lotados via Guarda Civil Municipal (GCM). Todos, sem distinção, receberam formação específica na Escola Superior de Bombeiros, em Franco da Rocha.

Entregue em setembro de 2013, na presença de Alckmin e de Filló, o Bom Prato comercializou a preços populares, até o momento, mais de 288 mil almoços e outros 120 mil cafés da manhã. Localizado na região central da cidade e bem próximo à estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o restaurante tem gestão da Associação Beneficente Comunitária Vida Carente.

Prefeito comemora novo momento para Ferraz
Os números também são significativos na área da Saúde. Um total de 7,3 mil procedimentos foi registrado no Mais Mulher – Centro Especializado na Saúde da Mulher desde a sua inauguração, em maio deste ano, sendo 1.159 atendimentos.

Outros projetos

A expectativa da administração municipal atual gira em torno de outros importantes projetos, que devem oferecer novos contornos para Ferraz, como a construção da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), a conclusão da Praça de Cultura e Esporte (PEC) e a instalação da Faculdade de Tecnologia (Fatec).

Prefeito comemora novo momento para Ferraz
Em julho passado, Filló teve a confirmação que as obras da unidade na cidade devem ter início ainda neste ano. A informação foi passada por Laura Laganá, diretora-superintendente do Centro Paula Souza, mantenedora da instituição de ensino profissionalizante.

O prédio será construído no Jardim São João e, num primeiro momento, vai abrigar três cursos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Manutenção Industrial e Processos Metalúrgicos. O projeto está orçado em R$ 33 milhões.

Shopping

O prefeito de Ferraz também corre com as tratativas acerca da construção do primeiro shopping da cidade. A área onde será erguido o centro de compras, por exemplo, já foi todo regularizado. A estimativa é que as intervenções tenham início neste ano.

Prefeito comemora novo momento para Ferraz
O shopping deverá abrigar 173 lojas, sendo sete megalojas e três do tipo âncora, além de 17 restaurantes, entre tradicionais e fast-foods, e seis salas de cinema. O estacionamento do local terá capacidade para 780 veículos. A área construída será de 28 mil metros quadrados.

Corredor Metropolitano

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) garantiu a construção de um terminal rodoviário na região central de Ferraz. O projeto, que vai desenvolver o sistema viário do município, fará parte das obras do Corredor Metropolitano Bus Rapid Transit (BRT) – Perimetral Alto Tietê, que vai ligar a cidade governada por Filló a Arujá, passando, ainda, por Poá e Itaquaquecetuba.

O Corredor Metropolitano terá 20,9 quilômetros de extensão e, de acordo com os estudos iniciais, o percurso dentro de Ferraz contará com dois viadutos, bem como três estações de embarque e de desembarque.

Secom/ Ferraz - 04/09/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV