Atendimentos por meio do “Ônibus Lilás” passaram dos 250 em Poá

Atendimentos por meio do “Ônibus Lilás” passaram dos 250 em Poá

Atendimentos por meio do “Ônibus Lilás” passaram dos 250 em Poá
A unidade móvel esteve em Poá no período de 05 a 12 de setembro / Foto: Maikon Bispo


A cidade de Poá foi a primeira da região do Alto Tietê a receber a Unidade Móvel de Enfrentamento à Violência Contra Mulher, conhecido como “Ônibus Lilás”. No período em que esteve no município (05 a 12 de setembro) foi possível realizar mais de 250 atendimentos, além de alcançar centenas de pessoa com o material explicativo distribuído para a população.

De acordo com a secretária da Mulher, Simony Massa, o balanço divulgado por sua pasta, apontou 30 atendimentos jurídicos e de assistência social e 223 atendimentos relacionados à saúde, tendo em vista que foram oferecidos serviços como aferição da pressão arterial e orientação para prevenção de câncer de colo de útero e mama. Esteve também realizando um trabalho paralelo, o Odontomóvel, unidade móvel do município, voltada para a saúde bucal, que alcançou 74 atendimentos de triagem.

Ainda segundo Simony, a unidade móvel faz parte do Programa Federal Mulher Viver sem Violência, em que é trabalhado por meio dele, a Lei Maria da Penha e o atendimento com assistente social. A secretária explicou que o ônibus permite levar a informação até a população, independente das localidades.

Atendimentos por meio do “Ônibus Lilás” passaram dos 250 em Poá
Poá foi a primeira cidade da região a receber o Ônibus Lilás / Foto: Maikon Bispo


“Em Poá, montamos um cronograma para que a unidade móvel estivesse estacionada em diferentes bairros, com objetivo de abranger um maior número de mulheres. Diante do balanço de atendimentos, afirma-se a aceitação do público e o sucesso da ação no município”, comentou a secretária da Mulher.

Ônibus

A unidade móvel é um ônibus adaptado e equipado com duas salas para o atendimento emergencial, com equipe multidisciplinar treinada para a escuta das denúncias das mulheres e para prestar primeiro atendimento. O projeto é da esfera federal e esteve na cidade devido à solicitação da Secretaria da Mulher de Poá.

Secom/ Poá - 16/09/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV