Piaget sedia seminário do Pacto pela Alfabetização nos dias 8 e 9/10
Piaget sedia seminário do Pacto pela Alfabetização nos dias 8 e 9/10
![]() |
Divulgação |
A Faculdade Piaget sedia, nesta quarta e quinta (8 e 9/10), o Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Práticas de Letramento em Alfabetização Matemática, promovido pela Prefeitura de Suzano por meio da Secretaria de Educação. É o segundo ano consecutivo que a instituição recebe o evento, que pretende discutir e propor melhorias na qualidade do ensino na rede pública na cidade.
A programação vai de palestras com professores da Universidade Federal de São Carlos a mesas-redondas para que os educadores troquem e compartilhem suas experiências. As atividades ocorrerão no auditório e nas amplas salas de aula da faculdade nesta quarta (8/10) das 8h às 18h, e na quinta (9/10) das 8h ao meio-dia. Educadores também farão exposição de casos em painéis no hall de um dos prédios da Piaget. Ainda na quinta, à tarde, às 14h, está previsto o encerramento do seminário, no Teatro Municipal Armando de Ré.
De acordo com a coordenadora do programa em Suzano, Rosângela Matias, os investimentos da administração em formação continuada dos professores do ciclo de alfabetização (do 1º ao 3º ano), o engajamento desses profissionais e dos alunos são as principais razões para o sucesso da cidade no que diz respeito ao “Pacto”. Desde março, já foram realizados 11 encontros do curso de qualificação, que tem carga horária total de 160 horas. “Em todos os encontros, os professores compartilham experiências e aprofundam conhecimentos sobre os conceitos matemáticos tratados nos anos iniciais do ensino fundamental. Nessas ocasiões também são propostas atividades para realização em sala de aula”, completou a coordenadora, em nota da Secretaria de Comunicação.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelo governo federal, estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. No ano passado, a ênfase do projeto foi principalmente a língua portuguesa. Em 2014, o foco é a matemática. Na prática, o trabalho é dividido da seguinte maneira: 80% matemática e 20% língua portuguesa.
Por Simone Leone - Piaget - 07/10/2014