Faculdade Piaget realiza Jornada de Fisioterapia
Faculdade Piaget realiza Jornada de Fisioterapia
![]() |
Divulgação |
Estudantes da Faculdade Piaget conheceram um pouco mais sobre a luta pelo reconhecimento da profissão, os desafios e o campo de trabalho durante a I Jornada de Fisioterapia realizada na segunda-feira (13/10) à noite. Entre os palestrantes estava o fisioterapeuta Sérgio Crispim, pioneiro na área em Suzano e referência no País.
Crispim fez um relato emocionado da história da Fisioterapia, regulamentada em 1969, depois de muita luta. Ele, que tratou do paciente que fez o primeiro reimplante de mãos no Brasil, contou casos reais e narrou embates com médicos até o reconhecimento da profissão.
Para ele, é positivo o fato de que, hoje, para se formar fisioterapeuta, os alunos tenham de fazer 5 anos de curso (como é na Piaget) e destacou a estrutura da faculdade: “Vocês podem ter a certeza de que estão em uma excelente instituição de ensino”, disse. Crispim afirmou que há um amplo campo de trabalho, com diversas frentes de atuação, e até boa remuneração, mas ressalvou: “É preciso ter vontade de cuidar das pessoas, dar assistência, e, acima de tudo, gostar da profissão. Não é só por dinheiro”.
O diretor-geral da Piaget, Marcus Rodrigues, disse que a palestra de Crispim enriqueceu a I Jornada de Fisioterapia: “Foi importantíssimo e uma honra para a faculdade abrir esta primeira jornada com um profissional de referência na Fisioterapia no Brasil, como o doutor Crispim, e que, além de tudo que faz e pelo que já fez, é de Suzano e foi pioneiro na implantação da Fisioterapia na cidade”.
A coordenadora do curso de Fisioterapia da Piaget, Poliana Lima, informou que a atividade proporcionou aos alunos a chance de vivenciar uma jornada científica, que teve também um workshop prático. A programação incluiu as palestra: “A fisioterapia pela percepção do paciente”, com Alexandre de Paula, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência em Poá; “Abordagem fisioterapêutica em neuropediatria”, com Sílvia Boschi, e “Fisioterapia em UTI: cuidados básicos”, com Marcus Rodrigues. À tarde, alunos participaram da oficina “Facilitação neuromuscular proprioceptiva - método Kabat”, com Nilce Helena Nascimento.
Por: Simone Leone
Assessora de Imprensa - 14/10/2014