Mogi das Cruzes recebe prêmio pela cura de pacientes com tuberculose
Mogi das Cruzes recebe prêmio pela cura de pacientes com tuberculose
![]() |
Divulgação |
Nesta terça-feira (30/9), a Prefeitura de Mogi das Cruzes ganhou mais uma vez o prêmio Qualidade nas Ações de Controle da Tuberculose, da Secretaria Estadual de Saúde, durante a edição 2014 do Fórum Estadual da Tuberculose, realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Dos 127 pacientes diagnosticados com a doença no ano passado, 112 receberam alta - o que representa 88,2%
O secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, explica que o sucesso do município está diretamente ligado à adesão dos pacientes ao tratamento, estimulados pelas ações desenvolvidas no Programa Municipal de Controle da Tuberculose. “Existe um trabalho já consolidado que garante a frequência dos pacientes e o monitoramento dos casos. Outro diferencial ocorre no fato dos nossos programas trabalharem de forma integrada. Isso significa a troca de informações e a utilização de estratégias criadas para garantir o melhor atendimento possível aos pacientes”, afirma o secretário que, em função da LI Audiência Pública da Saúde, foi representado na premiação pela coordenadora de Clínica Médica da Rede Básica, Sandra Cristina Xavier Chebel.
A tuberculose é transmitida por via respiratória e na grande maioria dos casos ataca os pulmões. Os principais sintomas são febre baixa, geralmente no final da tarde, calafrios, tosse, emagrecimento, falta de apetite, dificuldade para respirar, dores nas costas e transpiração noturna.
A doença exige um período de tratamento que varia de seis meses a um ano, com acompanhamento cuidadoso dos pacientes. A partir do diagnóstico e da aplicação dos medicamentos, os primeiros resultados são animadores e muitas vezes os pacientes acham que já estão curados, abandonando o tratamento. Para evitar este problema, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu um programa que garante acompanhamento multiprofissional, além da distribuição de vale-transporte e cesta básica. Atualmente, existem 72 pacientes em tratamento na cidade.
Todas as unidades da Rede Municipal de Saúde fazem o diagnóstico para tuberculose, mas o Programa de Controle da Tuberculose funciona na UAPS-1 e conta com outras duas unidades de atendimento: o Posto de Saúde da Vila Natal e a UAPS-2, onde fica o Programa Municipal de DST/Aids. Quem tiver alguma dúvida sobre a doença pode procurar a unidade, que fica na rua Rui Barbosa, nº 174, no Jardim Santista. Informações: 4724-8047.
Secom/ Mogi - 01/10/2014