Programa da Prefeitura de Mogi das Cruzes combate cárie em crianças
Programa da Prefeitura de Mogi das Cruzes combate cárie em crianças
![]() |
Divulgação |
No Jardim Piatã, o atendimento às crianças é fortalecido por meio de uma parceria firmada com a Escola Municipal Professora Cleonice Feliciano. Diariamente, um cuidador leva de quatro a cinco alunos para o tratamento dentário. Em contrapartida, a equipe de saúde também vai à escola para orientar sobre cuidados e higiene bucal. O trabalho integrado garantiu uma redução de 37% na incidência de cárie entre 2012 e 2013.
“Esse é um exemplo da importância do trabalho integrado. Quando há integração entre os equipamentos, sejam de saúde, educação ou até mesmo de outras áreas, os resultados são sempre muito positivos. As unidades do Programa da Saúde da Família tem uma característica especial, que é justamente a proximidade com a comunidade, e aqui esse diferencial está sendo trabalhado com êxito”, avalia o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, que visitou a unidade do Jardim Piatã nesta manhã de quarta-feira (01/10), acompanhado do coordenador de Saúde Bucal, Cid Roberto Cury.
![]() |
O atendimento odontológico nas unidades do Programa Saúde da Família foi implantado em 2010, com a inauguração do Jardim Piatã, onde uma parceria reduz incidência de cáries / Foto: Divulgação |
O cirurgião dentista Sérgio Gruppi, responsável pelo atendimento no Jardim Piatã, explica que o trabalho começou em 2012 e está evoluindo. “Começamos com palestras e orientações na escola e avançamos para os tratamentos odontológicos dos casos necessários. É um trabalho de educação continuada, com a distribuição de escovas e pastas, que deve contribuir para mudar o perfil da comunidade local a longo prazo”, avalia o profissional, que ao longo dos anos vem ganhando a confiança das crianças.
No total, cerca de 800 crianças no bairro do Piatã recebem atendimento odontológico na unidade do PSF, sendo 380 da Escola Municipal Cleonice Feliciano. “Trata-se de um trabalho muito importante, que garante a saúde das crianças e também desperta para a importância do cuidado”, afirma a diretora Lúcia Martins Gonçalves. Segundo ela, a escola conta com 11 salas, sendo cada uma delas atendida a cada mês. A escola funciona em período integral e atende crianças de 7 a 11 anos de idade.
Secom/ Mogi - 02/10/2014