Poá prepara ação para o Dia Mundial pela Não Violência contra a Mulher
Poá prepara ação para o Dia Mundial pela Não Violência contra a Mulher
Nesta terça-feira (25) haverá distribuição de panfletos.
Ações serão nas UBS's e nas áreas movimentadas da cidade.
Foto: Fernando Araújo |
Como parte das ações do Dia Mundial Pela Não Violência Contra a Mulher, nesta terça-feira (25), Poá irá entregar panfletos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no centro do município para conscientização.
O objetivo da ação promovida pela Secretaria Municipal da Mulher, além de combater a prática, é alertar as mulheres sobre seus direitos. Ao longo do dia, serão distribuídos informativos nas Praças da Bíblia e Santo Antônio, além de um ponto na Rua 26 de Maio e em oito Unidades Básicas de Saúde. “Estaremos com um material explicativo e dinâmico sobre os direitos das mulheres, sobre a Lei Maria da Penha, e como procurar ajuda diante da violência. Também serão entregues fitinhas brancas, simbolizado a paz”, comentou a secretária municipal da Mulher, Aretha Marques.
Para a secretária, os dados em relação à violência doméstica são alarmantes, uma vez que uma em cada seis mulheres, sofre violência familiar. Ela também frisou que não é só a violência física que é uma agressão, mas também a violência psicológica e emocional (comportamento que causa dano emocional), sexual (forçar a mulher a manter relação não desejada), patrimonial (configura na retenção ou destruição de pertences) e moral (conduta que exponha a mulher à calúnia ou difamação).
Na ação, a prefeitura de Poá também irá reforçar o número do telefone 180 – Disque-Denúncia, destinado para denúncias de violência contra a mulher.
Unidades Básicas de Saúde participantes da ação
Vila Jaú
Calmon Viana
Cidade Kemel
Vila Amélia
Jardim Nova Poá
Jardim São José
Jardim América
Centro
Fonte: G1 - 24/11/2014