Bombeiros de Ferraz resgatam criança que engasgou com alimento

Bombeiros de Ferraz resgatam criança que engasgou com alimento

Bombeiros de Ferraz resgatam criança que engasgou com alimento
Foto: Verônica Ribeiro


Uma criança de 1 ano e 5 meses foi salva na noite de sábado (22 de novembro) pelo Corpo de Bombeiros de Ferraz de Vasconcelos, após engasgar com um pedaço de carne. O incidente ocorreu durante um passeio de carro, que a criança fazia em companhia da mãe, que, imediatamente acionou uma viatura da Guarda Civil Municipal (GCM). Vinculada à Secretaria Municipal de Segurança, a corporação prontamente levou a vítima para a unidade dos Bombeiros da cidade, onde recebeu os primeiros socorros.

De acordo com o 1º sargento da brigada, Marcelo Cavadas da Silva, que supervisionou a ação, assim que o menino chegou ao posto acompanhada de sua mãe, Lais Teixeira dos Santos, e dos GCMs, o cabo Esdras Felix Santos realizou a Manobra de Heimlich e, imediatamente, a vítima teve suas vias aéreas restabelecidas e desobstruídas:

“A criança chegou ao quartel engasgada e com um pedaço de carne obstruindo a garganta. Na mesma hora, o cabo Esdras deu início à Manobra de Heimlich, que culmina na desobstrução das vias aéreas. Na oportunidade, o soldado colocou o menino em seu braço e, em posição inclinada, realizou os procedimentos, até que a vítima desengasgasse, expelisse as secreções e voltasse a respirar”, explica a autoridade.

Graças aos procedimentos realizados na sede do Corpo de Bombeiros de Ferraz, localizado no número 105 da rua Hermann Telles Ribeiro, na malha central da cidade, o garoto não precisou passar por atendimento clínico, sendo liberado em seguida para voltar para casa com sua mãe. A família do menino de 1 ano e 5 meses agradeceu a ajuda da corporação, que foi inaugurada pelo prefeito Acir Filló em 2 de julho deste ano.

Para o comandante da brigada, tenente Plínio de Marco, “é muito emocionante” promover este tipo de resgate, ainda mais quando o mesmo é bem sucedido:

“Não tem dinheiro que pague salvar a vida de uma criança que não conseguia respirar, que estava praticamente desfalecida. É gratificante fazermos ela voltar às suas funções normais, por meio de técnicas importantes que aprendemos em nossa formação e preparação. É muito comum as crianças engasgarem. Assim, é importante que, em casos como estes, os pais procurem ajuda profissional, imediatamente. A primeira opção deve ser ligar para um número de emergência”, alerta.

O prefeito em exercício de Ferraz, José Izidro Neto, ressalta o trabalho empreendido pelo Corpo de Bombeiros do município:

“O Corpo de Bombeiros de Ferraz vem realizando um excelente trabalho, desde a sua inauguração, prevenindo antes que algo de pior aconteça. Esta operação, que salvou uma criança de pouco mais de 1 ano de idade, é mais uma prova que a corporação está 24 horas em alerta, prestando relevantes serviços à população, e que era necessária no município. Se não tivéssemos a unidade na cidade, talvez esse garoto não teria sido socorrido a tempo”, observa o chefe do Poder Executivo.

Secom/ Ferraz - 25/11/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV