Ferraz renova convênio com Estado para dar continuidade às ações do CIC

Ferraz renova convênio com Estado para dar continuidade às ações do CIC

Ferraz renova convênio com Estado para dar continuidade às ações do CIC
Foto: Jovino de Souza


O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, celebrou um novo convênio com a Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo. A parceria, oficializada na tarde de ontem (9 de dezembro), na capital, possibilita a continuidade dos serviços oferecidos pela municipalidade no Centro de Integração da Cidadania (CIC) e demais projetos desenvolvidos no espaço pela gestão do governador Geraldo Alckmin.

O encontro que formalizou o termo entre a municipalidade e a esfera estadual foi abrigado na sede da pasta da Justiça e Defesa, localizada no Pátio do Colégio, no centro de São Paulo. Além do chefe do Poder Executivo ferrazense, acompanharam as tratativas o vice-prefeito de Ferraz, José Izidro Neto, o secretário de Administração, Arnaldo Antunes de Souza, e a diretora-técnica II do CIC de Ferraz, Roma Pitombo Di Mônaco.

A comitiva ferrazense, que também foi formada pelo chefe da Coordenadoria Técnica de Iluminação Pública (Ctip), Ronaldo Júlio de Oliveira, concretizou, na oportunidade, o acordo junto às representantes do Estado - a secretária da Justiça, Eloisa de Sousa Arruda, e a chefe da Coordenadoria de Integração da pasta, Angela Eliana de Marchi.

O CIC é um programa que proporciona à sociedade seus direitos, por meio da participação popular e da garantia de formas alternativas de acesso à Justiça. Os centros estão instalados em 11 postos fixos localizados em áreas de alta vulnerabilidade social da capital e do interior do Estado de São Paulo.

Ferraz renova convênio com Estado para dar continuidade às ações do CIC
Foto: Jovino Souza


Na unidade ferrazense, localizado no número 60 da avenida Américo Trufelli, no Parque São Francisco, o cidadão tem acesso a serviços públicos gratuitos, como palestras sobre temas diversos, oficinas culturais, orientações sociais e jurídicas, mediação comunitária de conflitos, reuniões de colegiados e atividades educativas de promoção e de conscientização nas áreas de Direitos Humanos e de Cidadania, segundo o que preconiza o Programa Estadual de Direitos Humanos.

No espaço também são emitidos documentos pessoais, como carteira de identidade, carteira de trabalho, segunda vias de certidões de nascimento, de casamento e de óbito, e são desenvolvidos cursos em parceria com outros órgãos. Entre os principais projetos desenvolvidos no local estão Jornada da Cidadania, Sabadania e Educação para Cidadania.

De acordo com Filló, além das já existentes, mais iniciativas serão disponibilizadas para a população de forma gratuita, por parte do CIC de Ferraz, incluindo ações de cidadania, de cultura e de lazer itinerantes:

“O CIC é de extrema importância para o município, sobretudo por abrigar serviços e projetos que ajudam os menos favorecidos e facilitam a vida do cidadão. Sempre que formos solicitados, buscaremos atender nossos parceiros de pronto. Apesar de ser um equipamento gerenciado pelo Governo do Estado de São Paulo, o CIC abriga muitos serviços da Prefeitura de Ferraz, como o Procon, por exemplo”, complementa o político.

Secom/ Ferraz - 11/12/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV