Prefeitura de Ferraz encaminha alunos com deficiência para o mercado de trabalho

Prefeitura de Ferraz encaminha alunos com deficiência para o mercado de trabalho

Prefeitura de Ferraz encaminha alunos com deficiência para o mercado de trabalho
Recentemente, 20 alunos da educação especial do governo do prefeito Acir Filló foram indicados para vagas em aberto de um supermercado inaugurado, dias atrás, na cidade; deste número, sete já estão com a contratação adiantada / Foto: Veronica Ribeiro


A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, encaminhou cerca de 20 alunos da educação especial para oportunidades de trabalho de um supermercado inaugurado, recentemente, na cidade. Deste número, sete já estão com a contratação adiantada. Os encaminhamentos foram feitos pela pasta chefiada por Denize Ribeiro, por meio do projeto Mundo do Trabalho, que visa à capacitação e à inserção dos alunos em empresas de Ferraz e região. Atualmente, mais de 300 estudantes com deficiência são atendidos pela iniciativa.

Dos 20 candidatos às sete vagas oferecidas pela empresa supermercadista, dois já estão trabalhando. Os demais disputam as vagas remanescentes e encontram-se em fase de treinamento e de regularização de documentação. Atualmente, Ferraz supervisiona um contratado de uma loja de roupa e um ex-aluno que está lotado numa empresa de brinquedos. Um dos objetivos do Mundo do Trabalho é acompanhar a desenvoltura e a evolução de quem é acolhido na educação especial, além de encaminhá-los para vagas em aberto no mercado de trabalho.

O projeto consiste no acolhimento específico e na capacitação de quem é portador de algum tipo de limitação, física ou intelectual. As aulas, em sua maioria, são ministradas na Escola Municipal de Educação Especial (EMEE) “Monteiro Lobato”, que funciona no Jardim Pérola. Durante as capacitações, os estudantes recebem informações sobre empregabilidade, incluindo os tópicos Quem sou eu e minhas habilidades e competências?; Desenvolvimento do currículo; Técnicas de procura de emprego; Este emprego é para mim?; Mantendo-me saudável; Planejamento financeiro; Trabalho por conta própria; Testes aplicados pelos empregadores; e Preenchimento de formulários de emprego e de entrevista.

Para a secretária municipal de Educação, as capacitações oferecidas beneficiam portadores das mais diferentes limitações, incluindo diminuição auditiva, barreira motora, e déficit intelectual e autismo. Para Denize, com as formações, os alunos especiais adquirem mais autonomia, além de terem oportunidade de socialização:

“Nosso objetivo é elevar a auto-estima dos estudantes, incluindo os mais de 300 assistidos pelo ensino especial. Para tanto, os cursos disponibilizados são contínuos e, conforme vão acontecendo e os alunos evoluindo, fazemos o encaminhamento de alguns perfis para vagas disponibilizadas em empresas de Ferraz. Para tanto, a Secretaria de Educação tem uma parceria frutífera com a pasta de Indústria e Comércio, Ciência e Tecnologia. O objetivo é proporcionarmos aos estudantes preparo, independência financeira e uma boa colocação no mercado de trabalho”, explica a gestora.

Segundo o chefe do Poder Executivo ferrazense, Acir Filló, o município se tornou referência em ensino especial no Alto Tietê. Não à toa, a cidade figura entre as 26 do Estado de São Paulo que participam do programa de educação inclusiva “Direito à Diversidade”, que tem à frente a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC):

“Nossos alunos precisam de novas oportunidades, de experiência profissional e de aprendizado de qualidade. Estamos lutando para que todos sejam inclusos profissionalmente e sejam tratados com igualdade”, argumenta o prefeito.

Publicado em 05/03/15
Fonte: Secom/ Ferraz

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV