Ferraz deve vacinar 5 mil jovens contra o HPV
Ferraz deve vacinar 5 mil jovens contra o HPV
A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos dará início, em 10 de março (terça-feira), à vacinação gratuita contra o vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), responsável, inclusive, pelo aparecimento do câncer de colo de útero. Durante a ação, que será realizada até 10 de abril (sexta-feira), o governo do prefeito Acir Filló pretende imunizar cinco mil adolescentes. Todas as 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), bem como 24 Escolas Municipais de Educação Fundamental (Emef) servirão como pontos de imunização da campanha.
Em Ferraz, a iniciativa terá à frente a Vigilância Epidemiológica e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), departamentos subordinados à Secretaria Municipal de Saúde, e à pasta de Educação. A imunização, que é intramuscular, será composta por três doses. Na cidade, a primeira será aplicada entre 10 de março e 10 de abril deste ano. A segunda, após seis meses da primeira. Já a terceira e última, também conhecida como dose de reforço, deve acontecer depois de cinco anos da primeira.
As doses estarão disponíveis nas 13 UBSs de Ferraz e em 24 Emefs da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30. No dia 28 de março (sábadop), os postos de saúde vão abrir excepcionalmente para distribuir a vacina contra o HPV. Em um mês de ação, uma equipe formada profissionais da Vigilância Epidemiológica vai percorrer as instituições de ensino e as UBSs. Palestras educativas sobre o HPV e os cuidados necessários quanto à Doença Sexualmente Transmissível (DST), incluindo prevenção, também estão previstas para acontecer no decorrer da iniciativa, tanto nas escolas quanto nos postos de saúde.
Segundo o secretário de Saúde de Ferraz, o médico Luis Claudio Rocha Guillaumon, todas as garotas que receberem a vacina vão ganhar a Carteira de Vacinação do Adolescente, que contém, além de um calendário, informações importantes sobre saúde:
“A previsão é que recebam a dose cinco mil adolescentes de Ferraz. Por se tratar de uma imunização destinada ao público feminino e pelo fato de neste mês celebrarmos o Dia Internacional da Mulher, em 28 de março vamos abrir as 13 UBSs da cidade, para que estejam à disposição das jovens”, explica.
Para o prefeito Acir Filló, a campanha de imunização contra o HPV é uma “vitória”:
“Câncer de colo de útero, também conhecido como câncer cervical, é uma doença de evolução lenta. O principal agente desta doença é o HPV. Então, contarmos com uma vacina que pode combater esta doença é uma vitória. Vale lembrar, no entanto, que é necessário que as meninas imunizadas tenham uma vida sexual sadia, com a utilização de preservativos e a ida constante ao médico, sobretudo para submeterem-se a exames de rotina, como o papanicolau”, complementa o gestor.
Publicado em 06/03/15
Fonte: Secom/Ferraz