Poá: Jucip treina aprendizes para o mercado.

Em Poá, a Organização Não-Governamental (ONG) Juventude Cívica Poaense (Jucip) presta à sociedade um serviço de desenvolvimento social. Jovens amparados pela Lei do Aprendiz têm, através da ONG, a oportunidade da formação profissional e do ingresso no mercado de trabalho. A parceria da Jucip com algumas empresas da região garante a ação social criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A empresa que cumprir as exigências de dar aos jovens entre 14 e 24 anos a oportunidade do aprendizado e da teoria ganha o Selo Parceiro da Aprendizagem. A responsabilidade social é vista com bons olhos pelo MTE que incentiva essa prática de amparo aos futuros trabalhadores.

Todas as empresas com mais de sete funcionários tem que reservar pelo menos 5% de suas vagas ao jovem aprendiz. O limite desse benefício é de 15% para que a empresa não extrapole a margem de contratação e faça disso uma mão de obra barata.

O jovem pode permanecer como aprendiz por até dois anos na empresa, que também tem a obrigação de oferecer a formação. "Ao término do contrato ele pode ser contratado pela própria empresa ou já estar disponível ao mercado de trabalho com registro na carteira", disse o coordenador do Jucip, Adauto Pagliusi Junior.
Para participar do processo seletivo, o coordenador orienta que os jovens de Poá passam por uma prova de conhecimentos gerais. "Dos 14 aos 18 anos eles serão encaminhados para a formação profissional através dos cursos de administração, varejo e produção", comenta.

A Jucip fica na rua Poanópolis, 369, no centro de Poá. Para mais informações acesse www.jucip.org.br.

                                 Mayara de Paula

Noticias
02/05/2012 - 00h:00
Fonte: Diário do Alto Tietê
Redação: Felipe Abreu

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV