Alunos da escola de Poá fazem várias atividades com o jornal.

Dentre as ações, está a oficina de jornal, na qual os estudantes criaram o "Diário Xidieh", que tem até redação

Para investir ainda mais em seus alunos e provar que a educação pode ser prazerosa, as redes de ensino envolvidas no projeto Diário do Alto Tietê - Formando o Cidadão do Futuro realizam atividades diferenciadas. A prova disso é a Emeb Elias Xidieh, de Poá, que desenvolve oficinas variadas, que abrange vários assuntos, dentre elas há a de produção de jornal. Na unidade, que funciona em tempo integral, o Diário do Alto Tietê é utilizado pelos educadores há aproximadamente três anos.
Por meio do projeto do veículo de comunicação, a professora Miriam Inácio sugeriu à direção e à coordenação a criação de um jornal para a divulgação das ações desempenhadas pelos alunos. A ideia deu certo. Eles criaram o "Diário Xidieh", que publica todas as atividades desenvolvidas na unidade de ensino, dentre elas o trabalho feito na horta escolar, que é mantida pelos próprios educandos. Até o momento os alunos produziram quatro edições do jornalzinho,que traz os eventos que ocorre na escola e temas que fazem parte do cotidiano dos estudantes. De acordo com a professora Miriam Inácio, responsável por essa iniciativa, o desempenho dos alunos melhorou bastante. "Por meio desse projeto, eles estão aprendendo cada vez mais a importância de trabalhar em equipe. Além disso, a produção de texto deles melhorou consideravelmente. Até o fim deste semestre completaremos 11 edições", comenta.
Mas atividades não ficam apenas na produção do jornal. Pelo contrário, o veículo escolar contribui e muito para mostrar aos pais as diversas ações desenvolvidas pelos educadores em prol a uma educação de qualidade.Com o auxílio da horta que há na unidade, os estudantes ficam atentos aos cuidados que devemos ter com o meio ambiente e conhecem diversas espécies de plantas e frutas espalhadas pelo Brasil. Para mostrar que é possível reaproveitar todos os componentes dos alimentos, o colégio também organizou uma cozinha experimental. Segundo o coordenador da instituição, Fernando Giovanini Xavier, os estudantes confeccionaram sucos diferentes e um brigadeiro com beterraba. "Todos que comeram o doce não perceberam que a beterraba é um dos ingredientes. Uma maneira de incentivar as crianças a importância de se alimentar de maneira correta", conta.
Essa foi uma das ações divulgadas no "Diário Xidieh". Além de explicar a iniciativa, os alunos tiveram a oportunidade de se sentir como verdadeiros jornalistas. Para explorar o assunto, a unidade recebeu a visita de uma nutricionista e de um engenheiro agrônomo, que esclareceram as dúvidas dos estudantes. Nesta oportunidade, os profissionais foram entrevistados pelos "repórteres" do "Diário Xidieh". Para a vice-diretora, Divanete Aparecida Ribeiro, esta experiência foi incrível, pois projetos como o do jornal contribui para a formação dos alunos. "As iniciativas são abrangentes e incentivam diversos valores, como a importância de realizar trabalhos coletivos", afirma.

Gabriela Pasquale
De Poá

                    Mayara de Paula
Equipe: Os alunos do 5º ano são os responsáveis pela produção 
do jornal, cada um tem sua função,como a de um repórter

Notícias
13/06/2012 - 02:16h
EDUCAÇÃO
EMEB Elias Xidieh
Fonte: Diário do Alto Tietê

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV