Gustavo Rosa vem a Suzano na abertura oficial do 2º Festival de Patchwork Solidário.
REGIÃO:
O artista plástico Gustavo Rosa estará em Suzano nesta quinta-feira (14/6), às 17h30, para participar da abertura oficial do 2º Festival de Patchwork Solidário, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi. O evento, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade (Fuss) da Prefeitura de Suzano, seguirá até sábado (16/6), das 14h às 20h, com entrada gratuita. O prefeito Marcelo Candido também participará da abertura oficial do festival.Reconhecido internacionalmente por seus quadros bem humorados, coloridos e com personagens caricatos, Gustavo Rosa virá ao município para prestigiar o festival e conhecer as releituras de obras suas feitas em patchwork. Os trabalhos, que estarão em exposição no evento, foram produzidos durante a Oficina Arte em Patchwork, voltado a pessoas que já tinham uma base sobre a técnica de costura com retalhos de tecidos. A oficina teve duração de dois meses e faz parte dos projetos de geração de renda realizados pelo Fuss desde 2007.
A proposta do curso, que teve como professora a artesã suzanense Rosa Rosendo e contou com 19 participantes, era o desenvolvimento de quadros e painéis que tinham como ponto de partida a reinterpretação de trabalhos de artistas plásticos brasileiros, como Aldemir Martins, Cândido Portinari, Gustavo Rosa, Romero Britto e Tarsila do Amaral. Os trabalhos de Gustavo Rosa foram os que mais atraíram as alunas, que se identificaram com as cores vivas e com os traços presentes em sua obra.
Quem é Gustavo Rosa
Gustavo Rosa nasceu em São Paulo, em 20 dezembro de 1946. É pintor, desenhista e gravador, considerado um dos mais criativos artistas de sua geração. Ele não pertence a uma escola específica nem segue nenhuma tendência ou modismo. Criou uma obra pessoal, com linguagem própria e personagens de um inesgotável humor caricatural.
Em 1966 teve sua primeira experiência ao participar de uma exposição coletiva na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Estudou gravura, em 1974, com o norte-americano Rudy Pozzati. Em 1994, lançou uma grife com o seu nome em Nova York, nos Estados Unidos. Recebeu vários prêmios, expôs e participou de eventos em cidades do Brasil e fora dele, como Nova York, Los Angeles, Massachusetts, Tel-Aviv, Lisboa, Berlim, Hamburgo, Tóquio, Barcelona e Paris.
Dono de uma obra alegre e bem humorada, Gustavo Rosa é muito próximo do mundo corporativo, sendo constantemente convidado por inúmeras empresas e instituições para com sua arte alavancar produtos e projetos. Em 2009, participou de uma exposição coletiva no Museu do Louvre, em Paris. (Com informações do site: http://www.gustavorosa.com.br/)
2º Festival de Patchwork Solidário
Depois do sucesso da primeira edição, realizada no ano passado, a Prefeitura de Suzano, realiza entre os dias 14 e 16 de junho (quinta-feira a sábado) o 2º Festival de Patchwork Solidário de Suzano. O evento será no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, com entrada gratuita.
Como em 2011, o festival terá exposição de trabalhos de grandes lojistas do ramo, como Editora Minuano, Fernando Maluhy, Singer, Teclabel e Walkits Feltros, além de comerciantes da cidade, entre eles Ateliê Flor e Arte (pintura country), Ateliê Jéssica, Fruto Armarinhos e Artesanato, Maria Arteira, MN Center, Oficinas de Retalhos by Suzano, Patchworkeiras by Suzano, Tudo Novo de Novo e Universal Cortinas.
Também haverá artesanato produzido pelas oficineiras da Secretaria Municipal da Cultura, workshops, palestras, apresentações culturais e um bistrô que comercializará comidas e bebidas.
As palestras serão com Marina Ugo, sobre “História do patchwork”, e Rita Paiva, sobre “Patchwork solidário”. Os workshops serão com Jô Benvenutti, MN Center e Selma Cunha. O apresentador de TV e artista dos sabonetes Peter Paiva também fará uma palestra com workshop sobre sabonetes e aromatizadores para tecidos, no Casarão das Artes, anexo ao Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi. É necessário fazer inscrição prévia para estas atividades e algumas delas já estão com as vagas esgotadas.
De acordo com a coordenadora de eventos do Fuss, Sueli Eguchi, não é necessário ter experiência em costura para participar dosworkshops e palestras. “É um despertar. Quem participa volta para casa e percebe que é capaz de fazer muitas coisas em patchwork”, afirmou.
Uma das atrações do Festival de Patchwork Solidário deste ano é um Fusca em patchwork, produzido pela Fernando Maluhy Tecidos, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. Depois de exposto em Suzano, o veículo seguirá para a Semana Senac de Patchwork, em São Paulo.
Além dos trabalhos da Oficina Arte em Patchwork, também poderão ser conferidos durante o festival a Exposição Colcha de Retalhos, que reunirá os 15 trabalhos que concorreram no 8º Concurso Colcha de Retalhos, promovido pela Prefeitura dentro da Campanha do Agasalho. Embora as colchas já tenham sido avaliadas por uma comissão julgadora, os visitantes do festival também poderão eleger, por voto popular, as colchas de que mais gostaram.
Suzano vem se firmando como uma cidade de destaque na técnica de patchwork, desde que foi implementado, em 2007, o Projeto Oficina Colcha de Retalhos. O curso, que até o momento já formou mais de 1,7 mil pessoas, é um dos três oferecidos ao longo do ano pelo Fuss, com o objetivo de criar oportunidades de geração de renda.
O Projeto Oficina Colcha de Retalhos contribuiu com a formação de dois grupos de artesãs suzanenses, que criaram as marcasPatchworkeiras by Suzano e Oficinas de Retalhos by Suzano, entre outras. Elas se conheceram durante a realização dos cursos e continuam se reunindo para produzir e comercializar artigos em patchwork.
Informações sobre o 2º Festival de Patchwork Solidário podem ser obtidas no Fuss, pelo telefone 4745-2195.
O que é patchwork?
Trata-se de uma técnica de costura que forma desenhos geométricos a partir de retalhos de tecidos. Ela é ensinada desde 2007 na Oficina Colcha de Retalhos, promovida anualmente pela Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Fuss). Além do patchworkaplicado na confecção e colchas, o curso atualmente também ensina a fazer bolsas com esta técnica.
2º FESTIVAL DE PATCHWORK SOLIDÁRIO DE SUZANO
De 14 a 16 de junho de 2012, das 14h às 20h
Local: Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi
Endereço: rua Benjamin Constant, 682 – Centro
Entrada gratuita
Programação completa
De 14 a 16/6
- Exposição Colchas de Retalhos
- Exposição de quadros e painéis em patchwork (resultado da oficina Arte em Patchwork)
- Exposição de Fusca em patchwork (por Fernando Maluhy Tecidos e Secretaria Municipal de Cultura)
- Exposição e comércio de produtos de Suzano: Ateliê Flor e Arte (pintura country), Ateliê Jéssica, Fruto, Oficinas de Retalhos by Suzano, Maria Arteira, MN Center, Patchworkeiras by Suzano, Tudo Novo de Novo, Universal Cortinas e artesanato produzido pelas oficineiras da Secretaria Municipal da Cultura
- Comércio de produtos de São Paulo: Editora Minuano, Fernando Maluhy, Singer, Teclabel, Walkits Feltros
- Bistrô com salgados, caldos, doces e bebidas
14 de junho (quinta)
14h: Workshop sobre patchcolagem com as professoras de artesanato da Secretaria Municipal de Cultura (vagas esgotadas)
17h30: Cerimonial de abertura com a entrega de certificados para alunas da Oficina Colcha de Retalhos de 2012, para as alunas da Oficina Arte em Patchwork e entrega da premiação dos vencedores do Concurso Colcha de Retalhos
19h: apresentação de espetáculo de balé com alunas da Secretaria Municipal de Cultura
15 de junho (sexta)
16h: palestra com Marina Ugo sobre “História do patchwork” e com Rita Paiva sobre “Patchwork solidário” (restam poucas vagas)
16h: workshop MN Center (restam poucas vagas)
17h30: workshop MN Center (vagas esgotadas)
16 de junho (sábado)
15h: workshop com Jô Benvenutti (vagas esgotadas)
15h: workshop com Selma Cunha (vagas esgotadas)
17h: palestra com Peter Paiva sobre “Sabonetes, aromatizantes especiais para tecidos e ambientes” (restam poucas vagas)
19h: divulgação e entrega da premiação da colcha vencedora da votação popular
Divulgação
Notícias
13/06/2012 - 17:20
Fonte: Secom-Suzano