Mogi das Cruzes é uma das atrações na Rota Franciscana – Frei Galvão.

REGIÃO:

Mogi das Cruzes faz parte do roteiro do projeto Rota Franciscana – Frei Galvão, desenvolvido pelo Governo do Estado e que será lançado nesta terça-feira (05/06), em Guaratinguetá. O roteiro entre Mogi das Cruzes e a cidade do Vale do Paraíba é indicado como o principal caminho de peregrinação e poderá ser feito por caminhantes. O projeto, que apresenta alguns dos caminhos percorridos pelo primeiro santo brasileiro no Século XVII, também recomenda alguns pontos da cidade para serem visitados pelos turistas, como o Parque Centenário, o Pico do Urubu e as Igrejas do Carmo.

Clique aqui e veja os caminhos da Rota Franciscana - Frei Galvão

No município de Mogi das Cruzes, a rota começa na estação Estudantes da CPTM e segue em direção aos distritos de Cezar de Souza e Sabaúna, passando pela estrada velha até chegar a bairro de Luiz Carlos, já em Guararema. Dali, o caminho ainda passa pelas cidades de Santa Branca, Paraibuna, Redenção da Serra, Taubaté, Tremembé, Pindamonhangaba, Roseira e Aparecida, até chegar à Guaratinguetá, em um total de cerca de 215 quilômetros.

O trajeto foi todo sinalizado por placas, no que foi denominado como Rota de Pedestres. Os peregrinos terão opções de informações nas línguas portuguesa e inglesa. Além disso, em pontos estratégicos do percurso foram instalados totens eletrônicos, em que o viajante pode passar um cartão magnético que recebe no início do percurso para fazer sua identificação e localização, via satélite.

No caso de Mogi das Cruzes, o equipamento foi instalado em frente à estação ferroviária de Sabaúna. Os pórticos eletrônicos de monitoramento do caminhante emitem mensagens sonoras com informações dos atrativos turísticos dos municípios. O viajante pode escolher a cidade para partir, o número de dias, e a distância a ser percorrida em cada etapa.

“Além dos pontos turísticos que são indicados na cidade, a Prefeitura também cadastrou restaurantes e hotéis que fazem parte da rota. Esta é mais uma iniciativa dentro do trabalho de desenvolvimento e valorização da atividade turística em Mogi das Cruzes”, afirmou o coordenador municipal de Turismo, Fábio Barbosa, que participará do lançamento da rota.

Ele lembrou que os peregrinos que fizerem a rota de Guaratinguetá até Mogi das Cruzes ainda poderão continuá-la até São Paulo. Neste caso, o caminho indicado é feito pelos trens da CPTM até chegar ao Convento da Luz, onde estão as pílulas de Frei Galvão.

Além da opção São Paulo – Mogi das Cruzes – Guaratinguetá, a Rota Franciscana – Frei Galvão também possui opções de caminhos saindo das cidades de São Luiz do Paraitinga, Bananal, Lavrinhas e São Francisco Xavier. (LM)

Trajeto dos peregrinos contam com sinalização, com opções em português e inglês, 
em toda a rota, que tem cerca de 215 quilômetros entre Guaratinguetá e Mogi das Cruzes

04/06/12 - 18:44h

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV