Prefeitura de Itaquá inaugura base da Guarda Municipal na periferia
- ITAQUÁ
Instalação da GCM é definida após o mapeamento das regiões que possuem mais casos de delitos e furtosDe acordo com a assessoria do prefeito, a inauguração do novo ponto de atendimento representa mais um passo na estratégia do governo em descentralizar os serviços prestados pelo governo municipal, inclusive os relacionados a segurança. "Até o mês de agosto, uma outra base comunitária deverá ser inaugurada no Jardim Luciana. Acreditamos que, com a instalação dessas bases, deve haver uma queda acentuada na criminalidade", avaliou o secretário Municipal de Segurança Urbana, Mauricio Augusto dos Santos, através da assessoria.
Maurício explicou que a prefeitura elabora mapeamento das regiões da cidade com maior incidência de delitos. A partir da analise dos dados, são definidos os locais para instalação das bases da Guarda Municipal: "Passamos os resultados mapeamento para o prefeito, que define o local", explicou.
No caso do Jardim Maragogipe, o secretário de Segurança de Itaquá destacou que o bairro sofre com muitas ocorrências de furtos e roubos a transeuntes. Ele lembrou que a prefeitura foi forçada a bloquear o acesso de motos a uma passarela de pedestres perto da base que será inaugurada nesse sábado. "Muitos dos assaltantes estavam de moto e usavam a passarela como rota de fuga", informou o secretário. A partir desse domingo, com a presença dos guardas municipais, a expectativa é que os marginais deixem de atacar os moradores do bairro.
Bases móveis
Além das bases comunitárias fixas, a Guarda Municipal também reforça a segurança na cidade por meio de duas bases móveis. "Geralmente as bases móveis são usadas para aumentar a visibilidade da GCM, ou seja, mostrar à comunidade a presença da Guarda Municipal em eventos em geral", disse o secretário.
Por fim, ele adiantou que mais 100 guardas deverão reforçar o efetivo da Guarda Municipal da cidade. "Até o final desse ano a nossa guarda terá 320 integrantes. Em conjunto com as polícias Militar e Civil, auxiliamos no policiamento ostensivo, fortalecendo a segurança da sociedade."
Bras Santos
Da Redação
Da Redação
Noticias
23/06/2012 - 00h:15
SEGURANÇA
FONTE: DIÁRIO DO ALTO TIETÊ