Projeto para implantação da Operação Delegada é enviado para Assembleia

POÁ  

A Operação Delegada deve ser implantada em breve em Poá. O projeto prevê que policiais de folga trabalhem e ganhe um dinheiro extra. A confirmação da ação na cidade foi feita ontem em um evento realizado no Palácio dos Bandeirantes.
Na ocasião, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou o envio do projeto de lei, que prevê a ampliação da Operação Delegada para todo o Estado, para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Após ser aprovada pela Alesp, a Operação Delegada será viabilizada em Poá. O prefeito da cidade, Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, participou do evento, além da secretária de segurança Marlene de Sant"Anna e do responsável pela pasta de Mogi, Eli Nepomuceno.
O programa foi implantado pioneiramente na Capital, em dezembro de 2009, depois na cidade de Mogi das Cruzes, em março de 2011. "Estamos na expectativa para oficializar o convênio com o Estado. Tanto a corporação quanto os munícipes serão beneficiados", afirma Testinha.
De acordo com Nepomuceno, Mogi das Cruzes já colhe os frutos do convênio assinado há mais de um ano. "Sentimos a diferença por parte da população e dos próprios policiais", diz. Na cidade, participam da Operação Delegada 60 policiais. Cada um recebe em torno de R$ 85 por dia trabalhado.
A Atividade Delegada é um convênio firmado entre as prefeituras e a Secretaria do Estado de Segurança Pública, que permite aos policiais militares desempenharem suas funções nos dias de folgas. Eles podem trabalhar por no máximo 12 dias por mês e a carga horária não pode passar de oito horas por dia.
O convênio tem duração de três anos e pode ser prorrogado por mais cinco.
"Redução dos índices de criminalidade, maior segurança para a população e beneficia, também, o policial, porque ele vai melhorar a sua remuneração, vai trabalhar fardado, armado, sob o comando da polícia, totalmente dentro da lei e fortalecendo a segurança pública", comenta o governador.
Para implantar a Operação Delegada no município, a Prefeitura que tiver interesse deve procurar o comando da PM na região e montar um projeto de acordo com a necessidade da cidade.
Fonte: Diário de Suzano ed.: 9241 - 29 de junho de 2012

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