Autuações por descumprir regras da Zona Azul caem 9,7% em Suzano
Região:
As autuações a motoristas que descumprem as regras do Sistema de Estacionamento Rotativo Controlado de Veículos Automotores de Suzano, conhecido como Zona Azul, ao estacionar caíram 9,7% nesse ano. O comparativo é feito analisando o primeiro semestre de 2011 e o mesmo período de 2012, quando 721 multas deixaram de ser aplicadas neste ano.De acordo com levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Transportes, Sistema Viário, Trânsito e Mobilidade Urbana (Setrans), entre janeiro e junho deste ano foram processadas 6.719 autuações pelo estacionamento em desacordo com a regulamentação. Já no mesmo período de 2011, para essa mesma infração foram computadas 7.440 multas.
O setor, revela ainda que a maioria das notificações, que são os avisos colocados no pára-brisa indicando que a ação praticada é irregular, é resultado do fato do motorista estacionar o veículo em área de Zona Azul sem colocar o cartão. Além disso, há notificações por deixar ultrapassar o horário de validade do cartão (que em Suzano pode ser de uma ou duas horas, de acordo com a localidade) e também pelo preenchimento errado (data, hora) do cartão.
Em todo o ano passado, as notificações por conta da Zona Azul somaram 14.770. Esse número é 11,8% menor que o total computado no ano anterior, quando 16.748 motoristas foram notificados. Atualmente há 1.540 vagas para uso livre na área de Zona Azul, além de 100 de uso preferencial (deficientes e idosos) e 38 para fins específicos (emergência, escolar, carga e descarga, correios e cartórios).Para utilizar as vagas de uso preferencial, é preciso ter um cartão especial que indica o uso. Esse cartão deve ser solicitado diretamente na Setrans.
TALÃO Todos os motoristas que recebem as notificações tem, a partir do recebimento da autuação, um prazo de cinco dias úteis para comparecer à Setrans e adquirir um talão com dez cartões de estacionamento. O valor do talão é de R$ 10. Com isso, a notificação é cancelada.
Só haverá aplicação de multa, se a pessoa notificada não cumprir esse procedimento administrativo, que é a compra do talão, ou ainda se receber mais de uma notificação no prazo de 30 dias.
Fonte: Diário de Suzano ed.: 9268 - 31 de julho de 2012