"CPA/M-12"; Desafios atuais marcam vinda do novo comandante da PM

Região: 

Na manhã de hoje, o coronel Francisco Alberto Aires será apresentado durante coletiva à Imprensa em Mogi

O coronel Francisco Alberto Aires será apresentado hoje aos jornalistas da região, a partir das 9h30, em Mogi das Cruzes, como o novo responsável pelo Comando de Policiamento de Área Metropolitana do Alto Tietê (CPA/M-12). Na conversa com os profissionais da Imprensa, o oficial poderá ser questionado sobre os vários desafios que a Polícia Militar está enfrentando para reduzir a criminalidade.
O aumento vertiginoso nos casos de homicídios registrados, especialmente, em Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Poá desde o mês passado; o crescimento das ocorrências de latrocínio (roubos seguidos de morte) conforme destacou o Diário do Alto Tietê na edição de ontem; e as dificuldades de comunicação com as prefeituras para implantação de programas, como a Atividade Delegada.
Esses são alguns dos problemas enfrentados pelo CPA/M-12, que tem a missão de garantir patrulhamento preventivo e ostensivo para mais de 1,3 milhão de pessoas em oito cidades da região. Tudo isso sem contar as constantes reclamações de políticos e de lideranças da sociedade civil contra o efetivo reduzido de policiais, viaturas e bases comunitárias.

Na manhã de ontem, o novo comandante reuniu-se com secretários de segurança de municípios da região para tratar da implantação e integração de sistemas integrados de monitoramento eletrônico.
Há pouco mais de quatro meses, em uma reunião para elaboração da Agenda Metropolitana do Alto Tietê realizada em Poá, os oficiais que respondiam pela PM na região reclamaram da falta de comunicação direta e periódica de prefeituras e de entidades, como o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat).
No início da tarde de ontem, o DAT tentou fazer contato com o presidente da entidade e prefeito de Ferraz, Jorge Abissamra (PSB), para saber das dificuldades no relacionamento das administrações com a PM e pontuar as necessidades dos municípios. Até o fechamento desta edição, ele não se manifestou. Ferraz é uma das cidades que registraram muitos casos de homicídios nas últimas semanas e até uma ocorrência de latrocínio. Apesar disso, a implantação da Atividade Delegada ainda não foi confirmada.

Bras Santos
Da Redação

Comando: Coronel Aires assume no momento em que região
 registra altos índices criminais / (Foto: Mayara de Paula)

Fonte: Diário do Alto Tietê
01/08/2012


Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV