Justiça tem até dia 5 de agosto para julgar dezenas de pedidos

Região: 

Juízes eleitorais das cidades do Alto Tietê terão de analisar e decidir mais de 70 solicitações contra candidatos

Terminou ontem o prazo para que o Ministério Público Eleitoral, partidos, candidatos e coligações pedissem impugnação de candidatos a prefeito e vereadores. No total, em toda a região do Alto Tietê, foram registradas nos cartórios eleitorais, ao menos 69 solicitações, contra candidatos e até convenções.

Denuncias: Cartórios da região foram bastante
acionados (Foto: Daniel Carvalho)
Além dos 39 concorrentes a vagas do legislativo e executivo que podem perde o direito de se candidatar que o DAT informou na reportagem de última quinta-feira, na sexta-feira, partidos, advogados e possíveis físicas acionaram a Justiça Eleitoral contra pessoas que registraram candidaturas as câmaras e prefeituras.
A chefe da 319ª Zona Eleitoral, que abrange as cidade de Biritiba Mirim e Guararema, Eliane Sobrinho Alexandre explicou que diversos pedidos chegaram no último dia ao cartório. "Estamos recebendo agora no balcão, ainda não tenho como falar quantos pedidos são e nem de quais cidades eles se referem", explicou Eliane.

Em Poá, a chefe da 219ª Zona Eleitoral, Denise Mathias, não soube informar se esse tipo de pedidos entrou na repartição. "Estamos trabalhando tanto que não sei se temos ou não, só saberei disso na semana que vem", revelou.

Em Arujá, que até quinta-feira não tinha nenhum registro de pedido de impugnação, recebeu quatro solicitações até o final da tarde de sexta-feira.

Entre os aspirantes ao poder público arujaense que correm o risco de terem as candidaturas canceladas, estão o atual prefeito Abel Larini (PR), os candidatos a vereador Ricardo Borges de Oliveira (PSDC) e Antonio José de Almeida (PT). Fora essas três candidaturas individuais há ainda uma coligação inteira. A aliança formada pelo PT e PTC, que possui 26 candidatos, pode ser toda impugnada.
Em Suzano, a 181ª Zona Eleitoral registrou mais um pedido de impugnação, a de Márcio André Medereiros (PTB). Na cidade já existe o risco da convenção feita pelo PSDB de Ana Júlia Cardoso ser totalmente invalidade.
Com esses pedidos, sem contar os dados da 319ª Zona Eleitoral que ainda não aferiu quantos pedidos de cancelamento de candidatura foram recebidos, o Alto Tietê possui 69 concorrentes que podem não participar das eleições do próximo dia 7 de outubro.


Prazos
Com o fim do prazo para apresentar contestações de candidaturas, a Justiça Eleitoral tem agora até o dia 5 de agosto para julgar todos os pedidos de impugnação em todo o Brasil.
Após essa data, partidos e candidatos podem entrar com recurso para rever a decisão dentro dos próprios Tribunais Regionais. O prazo máximo para que essas situações sejam julgadas no Tribunal Regional Eleitoral é o dia 23 de agosto.

Fábio Miranda
Da Região

Fonte: Diário do Alto Tietê
14/07/2012

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV