8º Mostra de Referências Teatrais termina neste domingo em Suzano

Região: 

Neste final de semana, o público poderá conferir gratuitamente os últimos espetáculos da 8ºMostra de Referências Teatrais. Até domingo (26/8), serão quatro espetáculos em diferentes espaços da cidade. Consolidada como um evento de destaque nas artes cênicas do Estado e do País, a mostra é promovida pela Prefeitura de Suzano e a Associação Paulista de Artes Cênicas (Apac).

A programação teatral começa neste sábado (25/8), às 15h, com a peça “Os Irmãos Musculóvski”, da Troupe Parabolandos, no Centro Cultural Colorado Monteiro Lobato. O espetáculo retrata a história dos acrobatas Irmãos Musculóvski em seu circo. Um dia o apresentador do circo, Sr. Malignólio, um homem frio e sem coração, decide que vai acabar com a felicidade e sorrisos do circo. Então, começa a sabotar os números dos artistas, fazendo com que tudo se transforme numa grande confusão.

Por meio de histórias simples, a Troupe Parabolandos transmite aos espectadores um pensamento maior e mais complexo. Reconhecida como um grupo essencialmente de comédia, depois de passar por processos e projetos diferentes como “O Conto de Beatriz”, volta agora a fazer a clássica comédia, mostrando também a arte circense.

Ainda no sábado, às 20h, no Galpão das Artes, o público com mais de 12 anos poderá conferir o espetáculo “OBuraco da Fechadura”, do Teatro da Neura, inspirado em obras do dramaturgo Nelson Rodrigues. A peça trata de personagens em momentos de extrema obsessão, com suas relações em situações-limite. As histórias são recheadas de cotidiano e têm como pano de fundo o futebol.

Formado em 2004, o Teatro da Neura trabalha prioritariamente com dramaturgia própria, baseada em conceitos sociais e comportamentais. Procura, por meio de suas pesquisas de linguagem cênica, desvendar como esses conceitos se enraizaram na sociedade e levantar uma reflexão compartilhada com o público, em intervenções diretas e indiretas. Mesmo quando opta por encenar clássicos, o grupo se direciona para um processo de pesquisa e releitura das obras, com enfoque nas questões mais interiores e conflitantes do ser humano, buscando a simbologia implícita nos textos.

Último dia
Já no domingo (26/8), último dia da Mostra de Referências Teatrais de 2012, às 15h, a Praça Cidade das Flores será palco para o espetáculo “Arrumadinho”, da Trupe Olho da Rua, de Santos. A peça é uma revista épica-urbana, uma brincadeira de pular corda ou uma ode às indústrias farmacêuticasNela, seis gerentes de venda e suas respectivas visões de mundo e de mercado, que por meio de um jogo intenso com o público, provocam, criticam e questionam o homem moderno, bem como a pateticidade que o cerca em relação ao trabalho e ao sonho de prosperidade.

A Trupe Olho da Rua surgiu no final de 2002com o intuito de desenvolver, pesquisar e estudar as técnicas do teatro de rua e suas possibilidades estéticas, buscando uma nova plateia, ausente das salas de espetáculos.

Encerrando a programação teatral, às 20h, no Galpão das Artes, o Grupo Contadores de Mentira apresenta o espetáculo “O Incrível Homem pelo Avesso”. A peça desenterra a história do massacre de Canudos, em que mais de 25 mil pessoas foram dizimadas pela então recente República do Brasil.

A narrativa mostra os canudenses, que dedicaram suas vidas à construção de uma nova realidade sertaneja, conduzida por Antônio Conselheiro, lembrando figuras como Pajeú (criador da escola do ódio), Jardelina (que cuidava das mulheres), Ana do Bom Jesus (que sentia o gozo da fé), Beatinho (que organiza os fiéis), João Abade (o prefeito de Canudos), Vila Nova (o mascate) e Macambira (o estrategista), entre tantos outros sertanejos históricos que serviram de base para construção dramatúrgica deste projeto.

O Grupo Contadores de Mentira atua desde 1995 em Suzano. Possui raízes fortes com a cidade onde produz e habita seu teatro. Atua como associação, como grupo de teatro, como mídia livre, como brincante, luta, resistência, articulação em rede e articulação com a comunidade, entendendo que um projeto é maior que um espetáculo isolado. São cerca de 20 espetáculos, além de inúmeras ações e provocações do grupo em Suzano.

A mostra
Iniciada em 14 de agosto, a 8º Mostra de Referências Teatrais 2012 contou com a apresentação 12 peças, duas oficinas voltadas para grupos de teatro e um bate-papo. O Galpão das Artes foi o espaço que recebeu a maior parte das encenações, mas também há apresentações de teatro de rua nas praças dos Expedicionários, João Pessoa e Cidade das Flores, e ainda no Centro Cultural Monteiro Lobato, no Jardim Colorado.

“A mostra deste ano é voltada à reflexão de quem somos, de quais caminhos percorremos, quais as reais forças de nosso teatro. Não é a sociedade que estamos transformando, mas estamos transformando lentamente a nós mesmos e, por consequência, também as pessoas à nossa volta”, afirma o coordenador de Artes Cênicas da Prefeitura e curador da mostra, Cleiton Pereira.

Como todas as atividades foram gratuitas, o evento também é uma forma de democratizar o acesso à cultura e à arte no município. Assim como nas edições anteriores, o público pode conferir espetáculos legitimados de grupos consagrados no país, além de grupos teatrais de Suzano.

25 de agosto (sábado)
15h
Espetáculo “Os Irmãos Musculóvski” – Troupe Parabolandos (Suzano)
Local: Centro Cultural Colorado
Classificação etária: livre
Duração: 90 minutos
Dramaturgia, pesquisa e maquiagem: Gell Marcondes
Administração, figurino e cenário: Keyla Godoy
Marketing e publicidade: Marciana Macedo
Som e programaçõesDani Lopes e Tomate Saraiva
Iluminação: Otávio Rodrigues e Tomate Saraiva
Apoio técnico e elenco: Kayc Rabelo e Rômulo Cabrera
Produção geral: Troupe Parabolandos
Assistente geral: Alex Velardo
Direção geral: Rafa Marcondes
Elenco: Alex Velardo, Bárbara Maria, Carla Shinabe, Dani Lopes, Daniel Maxuel, Gell Marcondes, Keyla Godoy, Marciana Macedo, Nayara Valentini, Rafa Marcondes e Rei Gomes

20h
Espetáculo “O Buraco da Fechadura” – Teatro da Neura (Suzano)
Local: Galpão das Artes
Classificação etária: 12 anos
Duração: 80 minutos
Dramaturgia: Antonio Nicodemo e Tuane Vieira
Elenco: Andre Antero, Antonio Nicodemo, Amabile Luz, Fernanda Gomes, Pedro Henrique Bristow, Tai Montana e Tuane Vieira
Cenografia e figurino: Amabile Luz
Têcnica: Cibele Zuchi, Fernandes Junior e Carlos Rei
Participações especiais: Rui Longo, Nilceu dos Santos, Marco Sena, Marco Maida, Carol Portela e Luis Soares
Direção: Fernandes Junior 

26 de agosto (domingo)
15h
Espetáculo “Arrumadinho” – Trupe Olho da Rua (Santos)
Local: Praça Cidade das Flores
Classificação etária: livre
Duração50 minutos
Criação coletiva
Direção: Zeca Sampaio
Assistente de direção: Caio Martinez Pacheco
Elenco: Caio Martinez Pacheco, João Paulo Pires, João Luiz Pereira, Raquel Rollo e Rogério Ramos
Técnica: Dani Coelho
Direção musical: coletiva
Figurinos: Trupe Olho da Rua
Cenário: Trupe Olho da Rua
Sonoplastia: Trupe Olho da Rua
Produção: Raquel Rollo e Caio Martinez Pacheco
Iluminação: Deus

20h
Espetáculo “O Incrível Homem pelo Avesso” – Grupo Contadores de Mentira (Suzano)
Local: Galpão das Artes
Classificação etária: 12 anos
Duração: 150 minutos
Direção e dramaturgia: Cleiton Pereira
Composição e direção musical: Michael Meyson
Elenco/festeiros/brincantes: Ailton Barros, Ailton Ferreira, Arnaldo dos Anjos, Cleiton Pereira, Daniele Santana, Danilo Souza, Drico de Oliveira, Marco Senna, Michael Meyson, Marcos Lemes, Matheus Borges, Nara Borges, Priscila Klesse, Samuel Vital e Soraia Amorim
Atriz mirim: Gabi Oliveira
Músicos: Dani Anjos, Memeu Cabral, Michael Meyson e Sarah Key
Figurinos: Contadores de Mentira
Cenografia: Cleiton Pereira
Iluminação: Taciano Holanda
Cenotécnica: Patrícia Oliveira
Produção: Cleiton Pereira, Daniele Santana e Drico de Oliveira
Design gráfico: Daniele Santana
Assessoria de imprensa: Daniele Santana
Realização: Contadores de Mentira

Foto: Wanderley Costa

Fonte: Secom-Suzano - 24/08/2012

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV