Cetesb realiza 580 inspeções de emissões de poluentes na região
Região:
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) registrou um aumento do número de ocorrências por conta da emissão de poluentes das empresas da região. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, no período de maio a julho deste ano 580 inspeções foram feitas. A quantidade ainda deve aumentar já que a operação vai até o dia 31 de agosto.O número de inspeções deste ano já quase chega ao feito em todo período do ano passado, quando foram realizadas 657 inspeções no Alto Tietê.
Com relação as punições, no ano passado, a Cetesb aplicou três advertências e seis multas. Em comparação com este ano, o número aumentou três vezes mais. Foram nove multas e 13 advertências às empresas por emissões irregulares de fumaça. A assessoria de imprensa da companhia, afirma que o maior número de fiscalizações contribuiu para o aumento de advertências. A maior parte das autuações acontece porque as empresas estavam fora das especificações no nível de poluentes jogados da atmosfera.
"Acreditamos que ainda haja um acréscimo nessas informações, estamos sendo ainda mais atuantes este ano. Isso claramente vem aparecendo nos números das nossas ocorrências", informa a assessoria por meio de nota.
A fiscalização maior neste período deve-se também a situação climática, o tempo seco mais a fumaça que saem de muitas indústrias pioram muito a qualidade do ar. Sem o controle devido à situação pode se refletir no aumento de pessoas com problemas respiratórios.
Fonte: Diário de Suzano ed.: 9285 - 19 de agosto de 2012










