Consumo de água aumenta 5% na Região

Levantamento: 

Segundo dados da Sabesp, entre os meses de junho e julho, a população do Alto Tietê usou mais o recurso

Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano registraram um crescimento de aproximadamente 5% no volume medido de água consumida, comparando-se os meses de junho e julho de 2012 com o mesmo período do ano passado. A informação foi passada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Moradores do Alto Tietê consumiram mais água entre os 
meses de junho e julho deste ano / Foto: Divulgação

De acordo com informações da concessionária, nesse período, o gasto médio mensal da população na região do Alto Tietê foi superior a 3,1 milhões de metros cúbicos. As duas cidades que registraram o maior consumo foram Itaquaquecetuba e Suzano, respectivamente, que também possuem uma das maiores populações da região.

A companhia também informou que esse acréscimo não deve ser atribuído exclusivamente ao período de estiagem na região, uma vez que outros fatores, como o aumento no número de ligações, mudança no hábito de consumo da população e variações na temperatura podem ter influência sobre essa diferença no consumo.

Neste período de escassez de chuva e baixa umidade do ar registrado em todo o Estado, a Sabesp passa uma série de recomendações para o uso e o consumo consciente da água, entre elas tomar banhos curtos, varrer as calçadas, em vez de lavá-las, entre outras.

A Sabesp informou que também desenvolve fluxogramas de conscientização como o Programa de Uso Racional da Água (Pura), que tem como objetivos principais prorrogar a vida útil dos mananciais existentes para garantir em curto e médio prazos o fornecimento da água necessária à população, reduzir os custos do tratamento de esgoto ao diminuir os volumes lançado na rede pública, entre outras ações.

Fonte: Mogi News - 28/08/2012

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV