Edredons guardados podem agravar alergias
Notícias:
Com a chegada da massa de ar seco no Alto Tietê, muitas doenças respiratórias podem estar ligadas com alguma alergia. Para evitar os problemas, é importante acabar com mofos e ácaros, presente em edredons e cobertores, por exemplo.Maria Cunha, que é gerente de uma lavanderia, contou que no inverno, há um aumento de 10% nas lavagens de edredons.
A gerente disse que muitas pessoas levam as peças para que possam ficar com cheiro de novas, já que ficam muito tempo guardadas.
A lavagem no local demora em média três horas, mas para aqueles que querem lavar em casa mesmo, Maria disse que é importante separar as cores para não manchar a peça e fazer uma pré-lavagem manual.
O otorrinolaringologista Sandro Muniz Silva explicou a importância de se lavar e secar bem os edredons e cobertores antes de usá-los.
O médico disse que os fungos sobrevivem em umidade e também se alimentam com a descamação da pele humana. Por isso, Sandro ressaltou a necessidade da lavagem e secagem correta das peças, para que não haja complicações de saúde devido às alergias.
O especialista também falou da necessidade de se descobrir primeiro o tipo de alergia que tem para depois tomar alguma medicação.
O alergista Flávio Ricardo Cardoso Pereira mostrou um teste que detecta em minutos o tipo de alergia que a pessoa possui.
Com o diagnóstico, é possível fazer uma vacina que vai ajudar o organismo a se acostumar com o problema, que não tem cura.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, o exame para detectar o tipo de alergia está disponível na rede pública, mas o paciente precisa ser encaminhado por algum posto de saúde para um alergista que atenda pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Este médico é que irá fazer um pedido para o teste.
Fonte: Diário TV - 01/08/2012