Helicóptero sai de São Paulo, cai em Itaquá e deixa três pessoas feridas
Polícia:
Três pessoas ficaram feridas após um acidente aéreo, na tarde do último domingo, em Itaquaquecetuba. As vítimas estavam em um helicóptero que caiu em um bananal nos limites do município com Arujá enquanto o piloto da aeronave tentava fazer um pouso forçado. Apesar do susto, o trio teve apenas ferimentos leves. O caso foi registrado no Distrito Policial Central (DP Central) da cidade e será investigado através de um inquérito policial e pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa)- órgão vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB).Por volta das 15 horas, membros do Corpo de Bombeiros de Itaquá foram enviados até um bananal - localizado na Rua Rio Jordão, no Jardim Canaã - depois que moradores do local viram um helicóptero cair no local, relata o registro policial do caso.
No local, os bombeiros encontraram alguns moradores do bairro socorrendo três ocupantes da aeronave - identificados como o piloto Rodrigo Batista Lemos, de 32 anos, o dentista Danilo Everson dos Santos Rosa, 23, e a dona de casa Maria de Lourdes dos Santos Rosa, 49.
O piloto e a dona de casa foram levados ao Pronto-Socorro (PS) de Arujá com ferimentos leves e o dentista, que apresentava suspeita de uma fratura no ombro, foi encaminhado ao Hospital Santa Marcelina de Itaquá. Nas respectivas unidades hospitalares, as vítimas foram medicadas e passaram a noite em observação.
DEFEITO De acordo com a polícia, o helicóptero Robinson 44, que pertence a uma empresa de táxi aéreo, partiu do aeroporto do Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, por volta das 13 horas e tinha como destino um sítio localizado a poucos quilômetros do local do acidente.
Em depoimento à polícia, Lemos relatou que o helicóptero apresentou problemas mecânicos quando se aproximava do sítio e ele tentava um pouso forçado quando a aeronave começou a "rodopiar no ar".
Para evitar um choque com casas do bairro e fios de alta tensão, o piloto utilizou a força do vento para efetuar um pouso forçado no bananal. Apesar da manobra, ele não pode evitar o impacto com o chão e os três desmaiaram.
Segundo o piloto, a aeronave passou por uma inspeção há duas semanas.
Fonte: Diário de Suzano ed.: 9286 - 21 de agosto de 2012