No Japão, suzanenses conhecem Instituto de Pesquisa e fábrica da Komatsu
Região:
Na tarde de sexta-feira (24/8), a comitiva de Suzano no Japão visitou o Instituto Komatsu Global Way e a planta Awazu da fábrica da Komatsu, ambos localizados na cidade japonesa de mesmo nome, que é co-irmã do município brasileiro.Nas duas ocasiões, o vice-prefeito de Suzano, Walter Bio, que lidera a comitiva da cidade brasileira na visita oficial ao Japão, agradeceu pela receptividade dos dirigentes do Instituto e da fábrica de Awazu.
“Ficamos muito felizes em conhecer mais sobre a história da Komatsu e poder ver de perto o quanto a empresa evoluiu. A chegada das indústrias em Suzano na década de 1970, dentre elas a fábrica da Komatsu, teve uma contribuição importante para o desenvolvimento de nossa cidade”, disse.
Além de Bio, integram a comitiva da Prefeitura de Suzano o diretor de Cultura, Ivo Reseck; o assessor técnico do Gabinete do Prefeito, Kazuo Nakada e o assessor de imprensa Alexandre Trindade.
Também estão em Komatsu, no Japão, o casal Alberto e Massaito Kariya, que representam a Associação Cultural, Esportiva e Agrícola de Suzano (Aceas) e o Centro Educacional Nipobrasileiro de Suzano (Cenibras), além do presidente do Conselho Deliberativo da Aceas, Jorge Ueno.
Instituto
No instituto, os suzanense foram recebidos pelos diretores Nobuyuki Nishiuti e Yoshiharu Ameyama. Eles apresentaram toda a estrutura que está dividida em um Centro de Treinamento dos funcionários de todas as 43 unidades da empresa espalhadas pelo mundo – sendo uma delas em Suzano –, com 14 salas, um auditório de palestras para 300 pessoas com capacidade de transmitir tradução simultânea em até três línguas e espaço de aulas práticas relacionados aos mecanismos das máquinas produzidas pela empresa.
Outra parte importante do instituto é o parque público criado na área externa das dependências em que funcionava a fábrica onde foi recuperado um córrego, construíram uma replica do prédio da empresa na época de sua fundação (1921) e plantio de mais de 3.000 mudas de 30 tipos de plantas diferentes, além de instalarem um pavilhão infantil.
“A criação do instituto, no ano passado, marcou as comemorações dos 90 anos de fundação da Komatsu. No Centro de Treinamento damos também suporte às empresas instalados em outros países e realizamos diversos tipos de treinamento”, disse Nishiuti.
Já Ameyama destacou a exposição de um caminhão de grande porte – o segundo maior do mundo produzido pela Komatsu da América para atuar nas minas do Chile. “O proprietário do Chile nos doou o caminhão em razão da celebração dos 90 anos de fundação da Komatsu. Todas as peças foram desmontas e trazidas de navio para o Japão, onde o remontamos e o colocamos em exposição permanente.”
O super-caminhão modelo 930E tem capacidade de transportar até 300 toneladas, cada roda com pneu mede cerca de quatro metros de altura e tem algumas de suas peças produzidas na Komatsu de Suzano. Toda comitiva pôde ver de perto o veículo e, em seguida, assistiu a um vídeo institucional da empresa, em três dimensões.
Fábrica
Na sequência, a comitiva de Suzano foi conhecer a planta Awazu da fábrica, também na cidade de Komatsu, onde foi recebida pelo gerente executivo Shuji Yamashita, pelo diretor administrativo Massami Saito e pelos gerentes de engenharia Shunji Nakano e Tadashi Kongo – ambos trabalharam na fábrica da Komatsu em Suzano, respectivamente entre 2005-2007 e 2008-2010.
Segundo dados apresentados por Yamashita, a Komatsu possui 44,6 mil funcionários em todo o mundo, sendo que deste total 57% não são japoneses. Das 43 fábricas, 6 estão na América Latina (1 em Suzano).
“Nossa empresa também mantém uma política de responsabilidade social. No esporte patrocinamos o time de judô de Komatsu, aliás, tivemos atletas que ganharam medalhas nas olimpíadas; contamos com um instituto, realizamos ações de reflorestamento e contribuímos nas comunidades locais com a limpeza de áreas minadas em regiões de conflito com equipamento que criamos, também damos suporte a associação de flores do Japão”, comentou o gerente executivo.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Fonte: Secom-Suzano - 27/08/2012