Suzano e Komatsu reafirmam acordo de co-irmandade
Região:
Em solenidade comemorativa dos 40 anos do acordo de cidades-irmãs entre Komatsu, no Japão, e Suzano, no Brasil, o vice-prefeito suzanense, Walter Bio, e o prefeito de Komatsu, Shinji Wada, assinaram uma declaração em que reafirmam o acordo de co-irmandade. O evento foi realizado na manhã de sábado (24/8), no Teatro Urrara, no centro da cidade japonesa.“Considero este um momento importante para a história de Komatsu e de Suzano. São 40 anos de amizade, cooperação e intercâmbio, que ao longo dos anos contribui para a troca de experiências e para a formação do conhecimento sobre nossas culturas e tradições. Tanto que todos os prefeitos de Suzano fizeram visita oficial aqui ao Japão e também receberam comitivas japonesas no Brasil”, disse Bio.
O vice-prefeito suzanense lembrou que o acordo de cidades-irmãs foi celebrado em 11 de julho de 1972, pelo então prefeito de Suzano, Pedro Sinkaku Miyahira, que faleceu em agosto de 2009, aos 79 anos de idade. “Foi na década de 1970 que importantes empresas com sede no Japão começaram a se instalar em Suzano, como a fábrica de tratores da Komatsu, a NSK Rolamentos e a Mitutoyo, contribuindo para o progresso de nossa cidade”.
Bio também ressaltou a presença de muitos imigrantes e descendentes japoneses na agricultura e no comércio suzanense, falou da relação da cidade com a colônia japonesa e citou as principais referências da presença nipônica na cidade, como a Acadêmica de Judô Terazaki, o Templo Budista Nambei Shingonshu Daigozam Jomyoji e as associações esportivas e culturais como a Associação Cultural, Esportiva e Agricola de Suzano (Aceas), a Associação Cultural Suzanense - Bunkyô e o Fukuhaku. Ele enalteceu a inauguração da Praça do Sol Nascente, em 2008, durante as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, e agradeceu a doação dos equipamentos de kendô feita pela cidade de Komatsu em 2009.
“Por tudo isso, Suzano é uma cidade que se sente honrada por contribuir para a preservação das tradições culturais e esportivas dos japoneses, um povo que há mais de 100 anos começou a emigrar e ajudou o Brasil a prosperar”, completou Bio.
O prefeito de Komatsu, Shinji Wada, lembrou que esta é a segunda reafirmação do acordo de irmandade entre as duas cidades. “Há 20 anos fizemos um cerimônia comemorativa com o plantio de cerejeiras. Quando inauguramos a pedra que celebra os 40 anos, no Parque Rojo, pude visitar essas mudas e ver o quanto estão grandes, assim como Suzano cresceu”, disse. “São 40 anos de intercambio e cooperação entre as duas cidades. Que a reafirmação deste acordo nos garanta mais 40 anos de amizade”, afirmou.
Já o presidente da Câmara Municipal de Komatsu, Hitoshi Enchi, enalteceu que as cidades devem ampliar seus horizontes. “Gostaria que pudéssemos estreitar nosso relacionamento e começarmos uma nova era, reforçando nossa laços de amizade”.
O vice-presidente da Aceas e do Conselho Gestor do Centro Educacional Nipobrasileiro de Suzano (Cenibras), Carlos Alberto Hideuki Kariya, enfatizou a política educacional que é desenvolvida no colégio suzanense, que está instalado na área da associação e atende a estudantes em tempo integral, com apoio de voluntários.
Também participaram da solenidade o vice-prefeito de Komatsu, Hisanori Mori; o presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Komatsu, Mamoru Wada; o vice-presidente da Câmara de Komatsu, Osamu Futagi; o secretário de Educação de Komatsu, Kazuya Sakamoto, o gerente executivo da fábrica da Komatsu na planta Awazu, Shuji Yamashita; o diretor de Cultura da Prefeitura de Suzano, Ivo Reseck; o assessor técnico do Gabinete do Prefeito de Suzano, Kazuo Nakada; e a professora Masako Kariya, que representa a Aceas e o Cenibras, além do presidente do Conselho Deliberativo da Aceas, Jorge Ueno. A cerimônia ainda foi prestigiada por vereadores de Komatsu, dentre outras autoridades e munícipes.
Almoço de confraternização
Após o encerramento da solenidade, todos os integrantes da comitiva suzanense e autoridades de Komatsu participaram de um almoço de confraternização. Todos assistiram a uma apresentação de koto (uma instrumento de cordas oriental), feita vice-presidente da Associação de Música e Dança de Komatsu, Yamande Nutassate, e pela membro da entidade japonesa, Massanitsu Watanabe.
“Esperamos retribuir essa hospitalidade e toda atenção que nos tem sido desprendida na próxima visita de uma comitiva de Komatsu a Suzano, prevista para novembro”, disse o vice-prefeito de Suzano aos representantes dos poderes Executivo e Legislativo da cidade japonesa.
Fonte: Secom-Suzano - 27/08/2012