Pedra dos 40 anos da irmandade Suzano-Komatsu é assentada em parque na cidade japonesa

Região: 

Os integrantes da comitiva oficial da Prefeitura de Suzano no Japão participaram, na manhã desta sexta-feira (24/8), da primeira cerimônia comemorativa dos 40 anos do acordo de irmandade com a cidade de Komatsu, completados no dia 11 de julho deste ano.

Para celebrar a data, a Prefeitura da cidade japonesa assentou uma pedra comemorativa no Parque Rojo, em frente a uma cerejeira, cuja muda foi plantada por suzananses em visita anterior ao local.

“É uma grande honra participar desta cerimônia de assentamento da pedra, que marca os 40 anos do acordo de cidades-irmãs entre Komatsu e Suzano e tem um significado muito forte: a renovação e o estreitamento dos laços de amizade, irmandade e cooperação entre os povos brasileiro e japonês”, destacou o vice-prefeito de Suzano Walter Roberto Bio em seu discurso.

Ele agradeceu a acolhida da comitiva suzanense na cidade japonesa e a programação organizada para comemorar as quatro décadas do irmanamento, e reforçou o convite para uma visita oficial das autoridades de Komatsu a Suzano, prevista para novembro.

“Levaremos este momento único em nossa memória e o transmitiremos para toda comunidade suzanense, que aguardará ansiosamente a visita da comitiva de Komatsu para darmos continuidade a estas comemorações”, disse Bio.

O prefeito de Komatsu, Shinji Wada, explicou que o tema escolhido para a pedra foi a amizade, símbolo da flor da cerejeira. Por este motivo, ficará conhecida como “Pedra da Amizade”. “Desejo que, como no dia de hoje, nossa amizade seja quente”, disse em referência ao forte calor da cidade nesta época do ano, já que no Japão é verão.

Já o presidente da Câmara Municipal de Komatsu, Hitoshi Enchi, lembrou que o acordo de irmandade, celebrado em 1972, foi renovado em 1992, quando completou 20 anos, e agora é reafirmado com essa cerimônia. “Essa pedra colocada em frente à cerejeira é sinal de reafirmação de nossos laços de amizade”.

A cerimônia de descerramento da pedra comemorativa contou ainda com a participação do vice-prefeito de Komatsu, Hijanori Mori; do secretário de Turismo, Cultura e Esportes da cidade japonesa, Toshihiro Okayama; do diretor de Cultura da Prefeitura de Suzano, Ivo Reseck; do representante da Associação Cultural, Esportiva e Agrícola de Suzano (Aceas) e do Centro Educacional Nipobrasileiro de Suzano (Cenibras), de Alberto Kariya; e do presidente do Conselho Deliberativo da Aceas, Jorge Ueno.

Visitas

Antes da cerimônia da “Pedra da Amizade”, a comitiva de Suzano esteve na Prefeitura e da Câmara de Komatsu, que assim como em Suzano, funcionam no mesmo prédio, onde está hasteada a bandeira brasileira desde a tarde de quinta-feira (23/8), data em que a comitiva suzanense chegou à cidade-irmã no Japão.

O grupo brasileiro foi recebido com uma saudação em português de funcionários públicos e de crianças de uma escola próxima à sede do Executivo.

Em seu gabinete, o prefeito Shinji Wada deu as boas vindas à comitiva de Suzano e os parabéns ao Brasil pelas medalhas conquistadas nas Olimpíadas de Londres. Ele também cumprimentou o vice-prefeito de Suzano pelo seu aniversário, comemorado em 23 de agosto.

“Estamos celebrando 40 anos do acordo de cidades-irmãs. Existe um provérbio chinês que diz que 40 anos é uma idade de sabedoria, em que se está maduro para começar outros desafios. E é isso que temos de fazer a partir de agora”, disse Wada.

O presidente da Câmara de Komatsu, Hitoshi Enchi, falou da importância de ter Suzano como cidade-irmã. Ele informou que no município japonês vivem 580 brasileiros. “Baseado nessa amizade entre Suzano e Komatsu, gostaria que esses laços se estendessem e ficassem tão grandes como o Brasil”.

Nas duas ocasiões Bio, agradeceu ao convite do governo de Komatsu para celebrar os 40 anos do acordo de cidades-irmã e falou sobre a importância da chegada de empresas japonesas à Suzano no início da década de 1970, como a fábrica de tratores da Komatsu.

“Foi nessa época que o então prefeito de Suzano, Pedro Sinkaku Miyahira, firmou esse acordo de cidades-irmãs entre Suzano e Komatsu. Desde então, todos os prefeitos de Suzano fizeram visita oficial aqui ao Japão e também receberam comitivas japonesas”, lembrou.

O vice-prefeito de Suzano destacou ainda que a realização de intercâmbios é fundamental para consolidação dos laços de amizade e cooperação, seja no esporte, na cultura ou na educação. “Mesmo sendo duas cidades tão distantes, a presença japonesa na vida dos suzanenses é muita forte, pois a cidade conta com muitas referências”.

Ao final de cada visita houve troca de presentes entre as cidades e as autoridades. Os representantes da Aceas e da Cenibras também entregaram lembranças do Brasil aos anfitriões. Bio entregou ao prefeito e ao presidente da Câmara de Komatsu publicações de Suzano, DVDs de eventos da Prefeitura e CDs produzidos no Estúdio Público de Música.

Após o término da cerimônia da pedra da amizade, os brasileiros foram convidados a conhecer uma exposição no Museu Municipal de Komatsu, localizado dentro do parque em que foi realizada a solenidade. Também prestigiaram a solenidade e acompanharam as visitas os demais integrantes da comitiva suzanense; o secretário de Educação de Komatsu, Kazuya Sakamoto; e outras autoridades locais e funcionários públicos da cidade japonesa.

Foto: Alexandre Trindade

Foto: Divulgação

Fonte: Secom - Suzano - 24/08/2012

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV