Prefeitura deve cuidar de limpeza da cidade
Eleições 2012:
O lixo se tornou um dos maiores problemas da sociedade moderna. O futuro prefeito, que será eleito em outubro de 2012, terá que pensar como diminuir o volume dos detritos que vão parar nos aterros sanitários. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 30% do lixo de grandes cidades ficam espalhados pelas ruas.O resultado desse problema são os entupimentos de bocas de lobo e bueiros que, com as chuvas, causam enchentes porque a água não tem vazão.
Uma das alternativas para reduzir o número de lixo nas ruas é o reaproveitamento e reciclagem de certos produtos, como é feito em uma empresa de embalagens plásticas e alumínio.
Segundo o gerente Otávio Chaccur, a medida ajuda a gerar renda e preservar o meio ambiente.
Além disso, a empresa ainda separa o lixo produzido pelos funcionários.
O mesmo exemplo poderia ser seguido nas casas do Alto Tietê, mas pouco adiantaria.
Na região, todos os tipos de lixo vão para o mesmo aterro, porque a reciclagem dos resíduos não é promovida pelas prefeituras.
No Alto Tietê, seis cidades fazem coleta seletiva, mas o serviço não atende todos os bairros.
Segundo a bióloga Nadja Soares, em 2014, a lei de resíduos de lixo deve ser mudada.
Nadja disse que o dever de cuidar da coleta seletiva e da educação ambiental também pertence à administração municipal.
A bióloga explicou que tem que existir uma proposta dos municípios para o destino adequado do lixo.
De acordo com dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), em 2011, as dez cidades da região produziram juntas cerca de 765 toneladas por dia.
Dos dez municípios da região, somente um possui aterro próprio e outros cinco enviam o lixo para o único aterro do Alto Tietê. As quatro cidades restantes descartam os resíduos em aterros da capital.
Isso acontece porque há mais de um ano, um aterro da região foi interditado por estar irregular.
Além da coleta do lixo de uma cidade, a prefeitura ainda é responsável pela varrição nas ruas e limpezas de espaços públicos, como as praças.
Por isso, o eleitor deve ficar atento às propostas dos candidatos sobre este assunto, porque quando são realizados da forma correta, o município não sofre com problemas como enchentes, por exemplo.
Foto: Reprodução
Fonte: TV Diário - 24/08/2012