Poá consegue melhor média do Alto Tietê no Ideb em 2011

EDUCAÇÃO: 

Escolas da rede municipal poaense alcançaram 5,7 pontos no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica

As escolas da rede municipal de Poá alcançaram 5,7 pontos no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) de 2011, a maior pontuação entre todas as cidades que integram o Alto Tietê.

Esse resultado utiliza dois critérios para avaliação da qualidade do ensino fundamental: porcentagem de aprovação dos alunos e aprendizado nas matérias de português e matemática, que vai de 0 a 10.
O Ideb é apresentado a cada dois anos e foi formulado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação.

Embora boa parte do caminho ainda precise ser percorrida se o município for comparado com outras cidades brasileiras, que chegaram a tirar 8,1, Poá ultrapassou em 2% a meta estipulada para o ano base na cidade, que era de 5,6. Se continuar desta forma, o ensino municipal poaense deve superar a meta estipulada para 2013, que é de 5,8 pontos.

Mogi das Cruzes também superou em 4% a expectativa para este ano. A cidade havia programado 5,4 e alcançou 5,6. Essa pontuação estava projetada para ser alcançada apenas no ano que vem.

Outra cidade que merece destaque, mais pela nota alcançada em relação à meta estipulada do que a própria pontuação em si, é Santa Isabel. O ensino municipal de lá superou em 10% a projeção inicial. Enquanto o alvo era atingir os 5 pontos, a cidade anotou 5,5, segundo o Ideb, superando já a projeção estimada para 2013, que é de 5,3.

Em Suzano, a meta também foi ultrapassada, embora esteja abaixo das cidades com maior pontuação. A cidade superou em 4% a projeção de 5,2 e acabou alcançando 5,4, a mesma estimativa para daqui a dois anos.

Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos não conseguiram alcançar a meta estipulada para 2011. Enquanto o ensino ferrazense tinha como plano chegar aos 5,2, atingiu apenas 5,0, ficando 4% abaixo da pretensão.

Já Itaquá ficou 2% aquém da projeção, fechando com 4,5, quando o alvo era cravar pelo menos 4,7 pontos. A cidade, aliás, tem a média mais baixa do Alto Tietê.

Fábio Miranda
Da Redação

Resultado: Critérios para avaliação são a porcentagem de aprovação
 e o aprendizado em português e matemática / Foto: Daniel Carvalho

Fonte: Diário do Alto Tietê - 16/08/2012


Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV