Prefeitura de Suzano aprimora coleta seletiva

Região: 

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), iniciou nesta quinta-feira (2/8), no Jardim Imperador, o monitoramento da coleta seletiva realizada por integrantes da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Unidos Venceremos (Univence). O acompanhamento, segundo a secretária Michele de Sá Vieira, é para estudar novas rotas e horários para coleta. “Queremos aprimorar este trabalho para que ele seja ampliado”, explica.

(Foto: Wanderley costa / Secom Suzano)

A coleta seletiva em Suzano começou em 2004, data da criação formal da Cooperativa Unidos Recicla Suzano (Coures) que recentemente foi reorganizada e passou a se chamar Univence, à qual a Prefeitura dá todo respaldo (água, luz, telefone e combustível, além de assistência social que vai desde acompanhamento por assistentes sociais, inclusão dos programas de transferência de renda, apoio psicológico e de saúde e doação de cesta de alimento nutricionalmente complementar).

A entidade é devidamente cadastrada no Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).

A partir de maio de 2010, com a criação da Central de Triagem de Resíduos Sólidos do Jardim Cacique (para onde são levados os materiais recolhidos), os catadores passaram a atuar com melhores condições de salubridade e segurança no trabalho. O equipamento também ampliou a oportunidade de geração de renda.

A população aprova a iniciativa. “Acho ótimo este trabalho (de coleta seletiva). Antigamente, os materiais ficavam todos misturados no lixo. Dava até pena de ver, porque sei que há pessoas que dependem disso, e também fico triste quando vejo papel e papelão jogado no lixo comum sem ser separado”, afirmou Carmen Munhoz, moradora do Jardim Imperador que acabara de entregar material reciclável aos catadores.

Para ela, a maior dificuldade está na falta de conscientização. “Mas as pessoas estão aprendendo aos poucos. Vamos ver como será com esta nova geração”, disse Carmen, olhando para a neta de 11 meses.

Os moradores podem colaborar separando e depositando na lixeira materiais como embalagens plásticas, papel e papelão secos, alumínio, garrafas e sucata. Resíduos como lixo orgânico (restos de comida, cascas de frutas e legumes), papéis úmidos ou sujos, espelhos, lâmpadas e ampolas de medicamento não são recolhidos.

Informações sobre locais, dias e horários de coleta pelo telefone 4745-2026 (Secretaria Municipal de Meio Ambiente).

Alexandre Trindade

Fonte: Secom Suzano
02/08/2012

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV