Suzano realizará Campanha de Multivacinação em 15 serviços de saúde
Região:
Entre os dias 18 e 24 de agosto será realizada a Campanha Nacional de Multivacinação. Somente no sábado (18/8), das 8h às 17h, Dia D Imunização, Suzano contará com uma equipe de 95 trabalhadores e trabalhadoras de 15 serviços de saúde da rede municipal que estarão oferecendo as doses da vacina contra a poliomielite e de proteção a outras enfermidades às crianças de 0 a 5 anos de idade. Confira abaixo a relação dos postos de vacinação.De acordo com a enfermeira Megume Takahashi, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Suzano, a ideia é intensificar a atualização de todas as vacinas em atraso. “Iremos atualizar as cadernetas de vacinação das crianças”, acrescenta.
Por isso, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde à para que os pais ou responsáveis levem as carteirinhas de vacinação dos filhos. Sem o documento, as doses não serão aplicadas. Quem perdeu a carteirinha, deverá se dirigir a unidade de saúde de origem (onde a criança recebe as vacinas) para solicitar a segunda via. Este procedimento é essencial para evitar sobrecarga de doses.
A Campanha de Multivacinação -diferente das edições anteriores da Vacinação contra a Poliomielite, onde as crianças menores de cinco anos eram chamadas às unidades de saúde para receber somente a segunda dose das gotinhas de proteção contra a paralisia infantil -altera a estratégia para a manutenção da erradicação da pólio, substituindo as primeiras duas doses da vacina oral contra a poliomielite (VOP), pela vacina inativada contra a doença (VIP).
A Multivacinação ainda terá como objetivo o incremento das coberturas vacinais (CV) e a homogeneidade em todo o país, para a manutenção da erradicação da pólio e o sarampo, bem como para o controle das outras doenças imunopreveníveis (aquelas que podem ser prevenidas com a vacinação). Ou seja, será uma grande ação de vacinação seletiva para todas as crianças com menos de cinco anos de idade, ou seja, para atualizar as vacinas que estiverem em atraso.
Outra diferença da segunda fase da vacinação contra a poliomielite é que na Campanha de Multivacinação não há meta a ser batida. De qualquer forma, na primeira fase, realizada em junho, Suzano atingiu 101,4% do universo de crianças na faixa etária alvo em menos de sete dias.
Vacinas
No atual calendário de vacinação constam vacinas para 15 doenças. São elas: a BCG, que protege contra a tuberculose, principalmente a tuberculose miliar e a neurotuberculose; a rotavírus, contra um dos principais agentes etiológicos que causam a diarreia; a poliomielite que protege contra a paralisia infantil; a Pentavalente que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenza tipo b (Hib); a pneumocócica conjugada 10-valente; a meningocócica conjugada C; a tríplice viral (TV), contra o sarampo, rubéola e caxumba; a contra febre amarela e a vacina contra a influenza (gripe). Veja calendário abaixo.
No sábado (18/8) estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde (UBSs) e de saúde da família (UBSFs) de Suzano, doses da vacina contra a Pólio inativada (VIP) e Pentavalente. “Quem esta para receber a Tetravalente irá tomar a Pentavalente que tem na sua composição vacina contra difteria, tétano, coqueluche, hib e hepatite B”, explica Megumi.
Já a vacina Pólio inativada (VIP) será aplicada somente em crianças com dois meses de idade. As menores de cinco anos que receberam a primeira dose contra a Poliomielite em junho continuarão a receber a vacina oral, ou seja, as gotinhas. Importante reforçar que os pais ou responsáveis devem levar as carteirinhas de vacinação para que as crianças possam receber as vacinas em atraso.
Como já é praxe a oferta de doses de proteção para outras enfermidades em campanhas de vacinação e na rotina de trabalho de todos os serviços da atenção básica, as unidades do Jardim Ikeda, Jardim do Lago, Parque Buenos Aires (Vereador Gregório Bonifácio da Silva), Recanto São José, Jardim Brasil -todas do distrito de Palmeiras -e o PACS Suzanópolis, no distrito Centro, não funcionarão no sábado (18/8).
As crianças que frequentam essas UBSs ou UBSFs poderão receber as doses em outros postos, desde que apresentada a carteira de vacinação, ou tomar as vacinas na respectiva unidade de 20 a 24 de agosto (segunda a sexta-feira), em seu horário normal de funcionamento.
Calendário Vacinal atualizado no Estado de São Paulo - 2012
Idade Vacina
Ao nascer BCG1, Hepatite B2
2 meses PENTA(DTP/Hib/HB), VIP3, Rotavirus4
3 meses Pneumo 10 e MenC
4 meses PENTA(DTP/Hib/HB), VIP, Rotavirus5
5 meses Pneumo 10 e MenC
6 meses PENTA(DTP/Hib/HB), VOP6
7 meses Pneumo 10
9 meses Febre amarela7
12 meses SCR, MenC
15 meses VOP, DTP8. Pneumo 10
4 a 6 anos VOP, DTP9, SCR
6 meses e menores de 2 anos Influenza
Campanha Nacional de Multivacinação
18 de agosto (sábado), das 8h às 17h
Locais:
UBS Parque Residencial Casa Branca
Rua Getúlio Moreira de Souza, 837 - Parque Residencial Casa Branca
UBS Jardim Vitória
Rua Leonardo Pinto Mendonça, 325 - Jardim Vitória
UBS Prefeito Alberto Nunes Martins (CSII)
Avenida Paulo Portela, 205 - Jardim Paulista
UBS Jardim Monte Cristo
Rua Cachoeira, s/nº - Jardim Monte Cristo
UBS Parque Maria Helena
Rua Dr. Adhemar Pereira de Barros, 147 - Parque Maria Helena
UBS Jardim Colorado
Rua Assembleia de Deus, 479 - Jardim Colorado
UBS Jardim Natal
Rua Dr. Prudente de Moraes, 2.719 - Jardim Natal
UBSF Jardim Maitê
Rua Pedro Felipe Reis do Nascimento, s/nº - Jardim Maitê
UBS Boa Vista
Avenida Jaguari, 37 - Boa Vista
UBS Alterópolis
Rua Manoel Honorato Santos, 195 - Jardim Alterópolis
UBSF Eduardo Nakamura
Rua Mario Bochetti, 680 - Miguel Badra Baixo
UBS Miguel Badra
Rua Maria do Carmo B. Lingeard, 128 - Miguel Badra
UBSF Jardim São José
Rua Turquia, 501 - Jardim São José
UBS Tabamarajoara
Rua Sebastian Rossel Garcia, 40 – Jardim Tabamarajora
UBS Palmeiras
Rua Crispim Adelino Cardoso, 157 – Palmeiras (na rua ao lado da Biblioteca)