Economia de Suzano cresce apenas 4,4% em quatro anos

PIB: 

Resultados recentes rebaixaram o município no ranking dos que produzem a maior riqueza do Estado paulista

O novo prefeito que for eleito em Suzano terá o desafio de fazer um grande planejamento para alavancar a economia local. A tarefa não será nada fácil, uma vez que os indicadores do município revelam que a cidade não acompanhou o desenvolvimento de cidades vizinhas, como Mogi das Cruzes.

Dados do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios - que é a soma de bens e serviços produzidos em uma determinada localidade - verificados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que entre 2007 e 2009 Suzano teve um crescimento de 4,4%, enquanto que Mogi ultrapassou a marca dos 40% de evolução em sua economia no mesmo período. O percentual mogiano pode ser considerado extraordinário, se comparado com as taxas de crescimento da Região Metropolitana de São Paulo (19,2%), do Estado (20,1%) e até em nível nacional (21,7%).

Há que se levar em conta que em 2008 eclodiu a crise econômica mundial, o que fez com que o PIB nacional tivesse um crescimento menor que o projetado pelos economistas no ano seguinte. E os reflexos dessa crise afetaram em maior e menor grau algumas cidades. Mas antes mesmo da bolha imobiliária ter estourado nos Estados Unidos e desencadeado um efeito em cadeia pelo mundo, o município suzanense já enfrentava taxas bem abaixo do esperado. No comparativo entre os anos de 2007 e 2008, o PIB de Suzano sofreu uma retração de 0,5%, enquanto que em Mogi houve um crescimento de 21,8%.


Ranking
Os resultados do PIB de Suzano dos últimos anos rebaixaram o município no ranking dos que produzem a maior riqueza do Estado paulista. Enquanto no ano 2000 a cidade figurava à frente de Mogi das Cruzes na listagem dos 50 maiores PIBs de São Paulo (Suzano aparecia na 21ª posição e Mogi na 33ª colocação), nove anos depois Suzano caiu sete posições, sendo que a cidade mogiana subiu 14.

Delcimar Ferreira
Da Redação


Comparação: Suzano tem a economia estagnada; em Mogi houve
crescimento de 40,4% / Foto: Daniel Carvalho


Fonte: Diário do Alto Tietê - 26/09/2012


Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV