Ferraz: PM apreende 20 mil cópias de jornal contra Filló no ´Birutão´

Região: 

Folheto faz várias acusações contra o candidato; tucano atribuiu episódio a desespero de seus adversáriosA Polícia Militar apreendeu cerca de 20 mil exemplares de um jornal desconhecido, sem expediente ou indicação de um jornalista responsável, que faz pelo menos cinco acusações contra o candidato a prefeito de Ferraz de Vasconcelos Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, que tem liderado as pesquisas de intenção de voto no município. Os impressos estavam jogados dentro do antigo Complexo Esportivo Gothard Kaesemodel Jr., conhecido como "Birutão". Durante a manhã, o jornal estava sendo distribuído nas ruas da cidade.

Material jogado: Exemplares do jornal ´O Povo´ foram encontrados na
 noite de ontem / Foto:  Amilson Ribeiro
O caso está registrado em um boletim de ocorrência e a Justiça deve expedir um mandado de busca e apreensão para que mais publicações sejam recolhidas. Para Filló, a distribuição de um jornal com denúncias falsas é apenas um dos ataques que ele deve sofrer até o dia da eleição, já que os concorrentes começaram a apelar para tentar diminuir seu crescimento nas pesquisas. "As notícias desse jornal são 100% plantadas, totalmente falsas, com o objetivo de prejudicar a minha campanha. A poucos dias da eleição, os outros candidatos partiram para a agressão. É um ato de desespero, um jogo sujo que repudiamos e lamentamos, mas não vamos baixar o nível da nossa campanha", disse o candidato.

Segundo apurou a equipe de reportagem do DAT, por volta das 11 horas, uma operadora de caixa de 36 anos chegou ao comitê do candidato do PSDB, que fica na avenida Brasil, com uma edição de um folheto chamado "O Povo". Ela disse que dois homens, que estavam em um carro Fiat Strada, de cor cinza chumbo, com adesivos do candidato Cláudio Ramos (PSB), distribuíam os exemplares gratuitamente na avenida Herman Teles Ribeiro, na Vila Romanópolis.

Na capa do jornal está uma foto de Filló ao lado da imagem da esposa dele, Viviane Vieira dos Santos, e o seguinte título: "Filló e esposa tem seus bens bloqueados pela Justiça" (sic), seguido da expressão "Que pepino hein" (sic). O impresso tem quatro páginas e matérias sobre boatos do candidato, como a possível ligação dele com um carro da Câmara de Ferraz queimado durante a época em que foi vereador. Há ainda notas acusando Filló de clonar campanhas de outros candidatos.

A Polícia Civil registrou o caso como calúnia, difamação e injúria em propaganda eleitoral e instaurou inquérito para apurar a ocorrência. Os dois homens que distribuíam o jornal não foram localizados.

O DAT tentou entrar em contato com a assessoria de Imprensa do candidato Cláudio Ramos no final da tarde e no início da noite de ontem, mas não recebeu resposta até o fechamento desta edição.
Leandro Dilon


Fonte: Diário do Alto Tietê - 23/09/2012

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV