Novo bispo diocesano vai conhecer e celebrar missa nos CDPs da região

REGIÃO: 

O novo bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini pretende visitar os Centros de Detenção Provisória (CDPs) do Alto Tietê. Além disso, ele quer marcar uma missa junto com os detentos. A afirmação foi feita, na manhã de ontem, durante coletiva à imprensa realizada na Cúria Diocesana.
Dom Pedro Luiz participa da Pastoral Carcerária da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e por conta disso está constantemente em contato com essa realidade. Ele pediu uma reflexão da sociedade sobre os males causados pelos centros urbanos.
"Esses números demonstram que tem alguma coisa errada no sistema e na sociedade. O grande desafio é como dar respostas que possam ajudar a vencer o problema da violência. As instituições não estão dando conta daquele jovem que pratica delinquência”.
E complementou. “Que existam coisas erradas no mundo é normal, faz parte da natureza humana. Mas, há algo de errado se temos uma violência tão exacerbada ao ponto de hoje haver no Estado mais de 150 mil detentos. Essa é uma questão interligada a outros dois males da sociedade que são a violência e as drogas. E ela nos leva a uma reflexão".
Apesar de ter preocupação com as comunidades carentes, Dom Pedro Luiz disse que também é necessário olhar para os locais onde a pobreza não é tão evidente.
O novo bispo diocesano chegou a Mogi no domingo para conhecer a Cúria Diocesana e a Catedral de Sant’anna. Ontem visitou uma paróquia na Vila Oliveira, em Mogi, concedeu coletiva à imprensa e entre outros compromissos celebrou uma missa em uma comunidade carente de Ferraz de Vasconcelos. Hoje, às 8 horas, celebra missa na Catedral de Sant’anna.
Apesar de ainda não ter sido empossado oficialmente, o bispo já começou a organizar algumas ações na Diocese e traçar metas.
"Não estou à frente da diocese e isso ajuda também. Isso dá mais liberdade. Eu não tenho ainda decisões a tomar. Tudo é muito livre. É fase de conhecimento. Estou avaliando como muito positivo", explicou.
Dom Pedro Luiz foi nomeado, pelo papa Bento XVI, bispo da Diocese de Mogi das Cruzes na última quarta-feira.
A informação foi divulgada oficialmente no site do Vaticano. A posse do novo bispo está marcada para o dia 24 de novembro, às 16 horas.

Fonte: Diário de Suzano ed.: 9316 - 25 de setembro de 2012

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV