Prefeitura inicia obra de urbanização no Miguel Badra
Região:
A Prefeitura de Suzano iniciou nesta segunda-feira (3/9) as obras de urbanização de uma área pública ocupada irregularmente no Miguel Badra Baixo, próximo ao rio Jaguari. O projeto prevê a construção de 90 moradias com lotes urbanizados, regularização fundiária, pavimentação e abertura de duas ruas, uma paralela e outra perpendicular à avenida Quatorze. O investimento é de aproximadamente R$ 4,5 milhões do Fundo Municipal de Saneamento.“Ao longo dos anos, esta área foi sendo ocupada de forma irregular. Há duas formas de resolver isso, uma delas é a que optamos: garantir o direito de as pessoas permanecerem aqui, com regularização”, disse o prefeito Marcelo Candido aos moradores que acompanharam o anúncio das obras.
“Vocês viram o que ocorreu no Pinheirinho, em São José dos Campos. Como o governo do Estado e a Prefeitura daquela cidade tiraram as pessoas de suas casas, as despejaram”, completou Candido, referindo-se à operação de reintegração de posse realizada na comunidade de Pinheirinho, em São José, em janeiro deste ano, num caso que ganhou repercussão nacional.
Cada um dos lotes terá cerca de 80 metros quadrados. As moradias (embriões habitacionais que poderão ser ampliados pelos futuros moradores) terão aproximadamente 28 metros quadrados cada uma. As famílias não precisarão pagar pelos imóveis.
Serão quatro “filas” de lotes, uma de frente para a avenida Quatro, outra para a avenida Miguel Badra e as outras duas para as novas vias que serão abertas.
Uma equipe de assistentes sociais acompanhará as famílias que serão atendidas, para informações e esclarecimento de dúvidas.
O prefeito lembrou que a obra iniciada nesta segunda-feira é apenas uma de um total de quatro intervenções naquela região do Miguel Badra, que também recebe investimentos na construção do Parque Linear do Jaguari, Coletor-Tronco da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e, em breve, a urbanização prevista na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2).
A construção dos lotes urbanizados integra as ações do Plano Municipal de Saneamento Ambiental, que dá à Prefeitura autonomia para definir investimentos da Sabesp no município.
Também participaram do ato de lançamento da obra os secretários municipais Cláudio Scalli (Infraestrutura e Obras), Miguel Reis Afonso (Política Urbana) e Élio Polidoro (Defesa Social e Prevenção à Violência).
Fonte: Secom-Suzano - 04/09/2012