Suzano é premiada por curar 90% de casos novos de tuberculose em 2011

SAÚDE: 

Cidade foi selecionada entre as 93 do Estado que obtiveram mais de 85% de cura. Célia Bortoletto entregou a premiação à equipe de trabalhadores da Saúde de Suzano.  


Suzano curou mais de 90% dos casos novos de tuberculose registrados entre janeiro e 31 de dezembro de 2011. Pelo resultado obtido, a cidade foi premiada nesta terça-feira (25/9) no Fórum Estadual de Tuberculose, organizado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) “Prof. Alexandre Vranjac”, da Coordenadoria de Controle de Doenças, no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista.

FOTO: Cecília Figueiredo

Este é o sétimo ano em que a cidade é premiada por apresentar indicadores acima do recomendado pela avaliação estadual, que inclui maior índice de cura, menor taxa de abandono do tratamento, qualidade do tratamento, busca ativa de novos casos e número de exames. Concorreram ao prêmio os 93 municípios com 20 casos novos de tuberculose ou mais em 2011, sendo agraciados os 53 que atingiram a meta de 85% de cura. Divididos em grupos, os municípios de Taboão da Serra, Francisco Morato, Bertioga e Catanduva obtiveram os primeiros lugares em suas respectivas categorias.

Dentre as cidades do Alto Tietê, Suzano foi uma das que atingiu 90% de cura dos novos casos em 2011. No período de janeiro a 31 de dezembro do ano passado, a saúde pública de Suzano registrou 70 novos casos, sendo 63 deles curados. Ainda conforme relatório da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Suzano, do total de novos casos notificados no ano passado, dois seguem em tratamento (2,86%). Não houve nenhum óbito e apenas cinco doentes abandonaram o tratamento (7,14%).

Quem entregou o prêmio à equipe de Suzano, composta pela coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Suzano, Megumi Takahashi, enfermeiros e auxiliares de várias unidades básicas de saúde, foi a própria secretária de Saúde, Célia Cristina Pereira Bortoletto, convidada pelo CVE como diretora do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de SP (Cosems/SP) a participar da mesa de gestores. Ao lado de representantes do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, Célia deu os parabéns à iniciativa por incentivar as equipes de trabalhadores e trabalhadoras dos municípios, que são os maiores responsáveis pelos resultados positivos. “Sabemos que na luta diária que vocês fazem na ponta do atendimento os municípios vem obtendo esses indicadores tão importantes para eliminar a tuberculose de nosso cotidiano”, salientou.

Na ocasião, a secretária de Saúde de Suzano premiou também outros gestores, representantes de laboratórios e sistemas prisionais, que este ano também fizeram parte da seleção.

Embora os organizadores não tenham divulgado durante a cerimônia os indicadores de cidades e órgãos públicos selecionados, Suzano está entre as cidades do Alto Tietê que realizou número bem superior em 2011 de exames em sintomáticos respiratórios comparado a 2010. Foram realizados 3.431 exames de baciloscopia no Laboratório Municipal de Suzano em 2011, contra 2.424 exames no ano anterior. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é examinar 1% da população. Suzano superou a meta, que ficaria em 3.044 exames.

Premiação no ano passado

Na categoria de cidades que descobriram entre 40 e 100 casos novos em 2010, Suzano obteve o primeiro lugar no Estado de São Paulo no ano passado, com a identificação de 78 pessoas e a cura de 67, o que representa 86% da taxa de alta.

O município também conquistou o prêmio pelo acompanhamento e exame realizado na maioria dos comunicantes dos pacientes com tuberculose.

Raio-x da tuberculose em Suzano
Total de casos novos em 2011: 70
Curados: 63
Em tratamento: 2 (2,86%)
Óbitos: nenhum
Abandono de tratamento: 5 (7,14%)
Exames (BK): 3.431

Fonte: Secom-Suzano - 26/09/2012

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV