Alto Tietê poderá ter reforço de sargentos

Região: 

A região do Alto Tietê poderá ter nos próximos dias um reforço expressivo de policiais militares (PMs) para atuarem como sargentos. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) participou na última sexta-feira da formatura de 849 oficiais de 3ª classe que irão reforçar o policiamento em todo o Estado.
Destes, 764 são homens e 85 são mulheres. Por enquanto, foi definido que 532 sargentos serão destinados à Capital e 317 às cidades do interior. O mapeamento de quais cidades serão destinados os PMs ainda será feito pelo Estado.
Com eles, a PM contará agora com cerca de 12,3 mil sargentos em todo o Estado. De acordo com o comandante geral Roberval França, isso aumentará a capacidade de orientação, fiscalização e supervisão da tropa no serviço prestado à população.
Os profissionais formados passaram por um Curso de Formação de Sargentos, ministrado na Escola Superior de Sargentos (ESSgt). Ao todo, foram sete meses de ensino, com mais de mil horas de aula. "A dedicação de vocês (sargentos) vai ajudar ainda mais a aprimorar o serviço da Polícia Militar", disse Alckmin.
Os policiais que ingressaram desde o dia 14 de março na ESSgt estão aptos a realizarem além do policiamento ostensivo e preventivo nas ruas, atividades de Comando de Grupo de Patrulha e Força Tática.
O secretário estadual de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, ressaltou a importância do reforço no policiamento com a formatura dos novos sargentos. Ele explicou ainda que a corporação está trabalhando fortemente para esclarecer todas as mortes de policiais. "A resposta do Estado é com o policiamento. A Polícia Militar e o DHPP estão trabalhando com todo o rigor. Vários autores já foram presos e identificados, e outros estão sendo procurados", concluiu.
O curso da ESSgt foi dividido nas áreas de conhecimento geral, jurídica e profissional que, ao todo, contaram com 35 matérias. Durante os sete meses de curso, os policiais estudaram disciplinas como psicologia, direito penal, direitos humanos, inteligência policial, doutrina de polícia comunitária.

Fonte: Diário de Suzano ed.: 9341 - 23 de outubro de 2012

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV