Linha 11 da CPTM volta a apresentar problemas e prejudicar usuários
Região:
A Linha 11- Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) Guaianazes-Estudantes, voltou a apresentar problemas ontem. A circulação dos trens estava com velocidade reduzida o que acarretou atrasos.Segundo a CPTM, das 6h30 às 8h ocorreram defeitos na via e das 9h20 às 13h30 na sinalização. Eles afirmam que a Linha 12 - Safira apresentou problemas de sinalização e acabou afetando as outras linhas.
No trajeto das estações Estudantes - Suzano, o percurso normalmente é de, no máximo, 20 minutos, porém, ontem, quem saiu 12h30 da Estação Estudantes demorou 55 minutos para chegar.
Quando faltavam cerca de 20 metros da Estação de Suzano o maquinista alegou que o trem teria que retornar para Jundiapeba onde os passageiros pegariam outro trem. Minutos depois ele disse que não seria mais necessário. O problema estava entre Mogi e Braz Cubas.
O governo tem investido em obras de modernização na CPTM, como por exemplo, na substituição dos equipamentos do sistema de energia de alimentação dos trens, que tem resultado em falhas. Mesmo resolvendo os problemas, a lentidão nas linhas continuou devido à chuva.
DEMAIS CASOS No dia 2 de outubro, a Linha 11- Coral também apresentou um problema devido a um furto de cabos, que prejudicou o sistema de sinalização. Os trens tiveram que trafegar com velocidade reduzida até por volta das 10h.
No dia 4 de outubro, uma falha no sistema de energia também afetou a circulação de trens da Linha 11-Coral entre as estações Guaianazes e Estudantes. O problema só foi resolvido cerca de quatro horas depois.
No mês passado, pelo menos quatro vezes, as linhas 12-Safira e 7-Rubi da CPTM apresentaram falhas no sistema e energia.
Fonte: Diário de Suzano ed.: 9342 - 24 de outubro de 2012