Ferraz terá farmácia de remédios de alto custo
Ferraz de Vasconcelos terá farmácia de remédios de alto custo
Intenção é que o setor vinculado ao Departamento Regional de Saúde 1 (DRS 1) esteja em funcionamento ainda este ano na cidade; atualmente, pacientes da rede básica de saúde que necessitam de medicamentos mais onerosos são obrigados a se deslocar até Mogi das Cruzes para a retiradaCom o intuito de facilitar a aquisição de medicamentos de alto custo por parte da população que faz uso contínuo de receitas, Ferraz de Vasconcelos está trabalhando para instalar uma farmácia especial de distribuição gratuita do gênero. A intenção é que o setor esteja em funcionamento ainda nesse ano. Atualmente, os pacientes da rede pública de saúde que necessitam de remédios mais onerosos são obrigados a se deslocar até Mogi das Cruzes para a retirada.
Tendo em vista esta demanda, que gira em torno de 1,2 mil solicitações, no início do ano, o então secretário de Saúde, Juracy Ferreira da Silva, pleiteou com a esfera estadual o fornecimento de medicamentos de alto custo para Ferraz. Com apoio do prefeito Acir Filló e com supervisão do hoje secretário municipal de Saúde, o médico Luiz Antonio do Nascimento, o processo encontra-se em andamento. O objetivo central é oferecer o benefício, sem ônus, na cidade, por meio de uma Farmácia Estadual de Medicamentos Excepcionais (FME).
Nos dias de hoje, para que a população ferrazense que necessita de remédios não disponíveis na atenção básica possa requerer os mesmos, é necessário que o médico faça a prescrição e indique o tratamento. Depois disso, um formulário é preenchido pela rede municipal e encaminhado à Farmácia Estadual de gestão do governo do Estado de Mogi. Assim que o medicamento é autorizado, o solicitante se desloca até o equipamento para a retirada.
Ainda de acordo com a pasta, a instalação da unidade está prevista para ocorrer em 2013, nas dependências do Centro de Saúde (CS) II, que fica no número 212 da rua Japão, na malha central. O setor vai funcionar das 7 às 21 horas.
O secretário de Saúde de Ferraz destaca a importância da criação da Farmácia Estadual de Medicamentos e valoriza a iniciativa como importante estratégia de política de assistência medicamentosa para o tratamento de agravos de saúde:
“A implantação de uma farmácia de alto custo na cidade vai fazer com que o paciente não necessite gastar com condução até outro município para fazer valer sua receita. Muitas vezes, o paciente pode estar com alguma doença grave, que o impede, inclusive, de cumprir este trajeto, este deslocamento. Com a unidade disponível em Ferraz, esse transtorno será evitado”, complementa Nascimento.
Por sua vez, o chefe do Poder Executivo salienta que seu governo vem trabalhando, dia e noite, para melhorar o sistema de saúde municipal. O gestor destaca, aliás, as várias intervenções que vêm recebendo as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a construção de novos postos, o incremento profissional e o combate à falta de medicamentos de todos os gêneros:
“Estamos focados em melhorar a saúde em Ferraz. De maneira incansável, buscamos proporcionar o melhor nesse setor, apesar das inúmeras dificuldades que ainda encontramos. No entanto, pouco a pouco, o sistema vai ganhando novos contornos que favorecem, diretamente, nossa população”, argumenta Filló.
Secom/ Ferraz - 02/10/2013
Fotos: Will de Oliver