Número de mulheres no Legislativo do Alto Tietê tem crescimento de 16%

Região: 

A presença feminina nas câmaras da região do Alto Tietê ainda será pequena na próxima legislatura. Em relação à última eleição, aumentaram apenas duas mulheres no Legislativo, passando para 14. O índice de crescimento foi de 16,66%, apesar do número total de vagas ter crescido em mais de 44 cadeiras. Há alguns contrapontos nesta nova composição.
A situação modificou de cidade para cidade, levando em consideração o aumento nas cadeiras do Legislativo, que passou de 115 para 159 vagas, o equivalente à 38,26%. Arujá e Biritiba Mirim mantiveram a mesma formação, ou seja, continua sem nenhuma mulher no Legislativo.
Em Santa Isabel, a presença feminina encolheu para uma única eleita, Teresinha Lopes Pereira Penteado Pedro (PV), a Teresinha Arquiteta. Perdeu duas cadeiras no Legislativo. Guararema terá duas vereadoras na próxima legislatura, lembrando que na última não fez nenhuma. São elas, Jessiane Iara da Silva (DEM), a Missionária Jessiane, e Vanessa Martins dos Santos (PT do B).
Suzano ganhou mais representatividade. Além da reeleição da petista Quitéria Araújo, passa a contar com Neusa dos Santos Oliveira (PDT), a Neusa do Fadul. Quitéria ficou em segundo lugar no total de votos nesta eleição. A história se repete em Salesópolis, com a reeleição de Deise Aparecida Correia Duque (PSD), a Professora Deise, e da nova parlamentar Sandra Assis (PMDB), a Sandra Advogada.
Mogi das Cruzes, apesar de ser a maior cidade da região, manteve o mesmo patamar. Reelegeu duas - Vera Lucia Nogueira Rainho Prado, a Dra. Vera Rainho, e Odete Rodrigues Alves Sousa, a Odete, ambas PR - e trocou uma por Ana Karina Rodrigues Pirillo (PC do B), a Karina do Adote Já.
Já Poá, que encerra este mandato com a vereadora Jerusa Lisboa Pacheco Reis (PTB), manteve a mesma cadeira com sua reeleição. A parlamentar substituiu, em 2009, o falecido vereador Wellingon Lopes da Silva.
A situação é semelhante em Itaquaquecetuba com a reeleição de Maria Aparecida Monteiro Rodrigues da Fonseca (PR), a Cidinha Assistente Social. Ferraz de Vasconcelos também não apresentou alterações elegendo duas novas vereadoras em substituição às antigas. Ficaram Ana Acilda Alves da Silva (PV), a Ana do PV, e Maria Simplício (PT).

Fonte: Diário de Suzano ed.: 9334 - 14 de outubro de 2012

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV