Itaquá: Armamento da GCM ficará para 2013

O secretário de Segurança Urbana de Itaquaquecetuba, Maurício Augusto dos Santos, informou ontem durante o evento de inauguração do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) que o armamento da Guarda Civil Municipal (GCM) ficará para o ano que vem, quando a próxima administração assumir a cidade.

O chefe da pasta explicou que todas as armas já foram adquiridas, mas ainda está faltando uma autorização do Exército quanto ao uso dos equipamentos. Segundo ele, foram compradas 28 armas, sendo 25 revolveres e três pistolas.
"Provavelmente essa questão deve ser resolvida no ano que vem, por que as armas já foram compradas, mas agora falta resolver um assunto burocrático. Não é só Itaquá que está pedindo esta autorização, tem mais cidades fazendo o mesmo", explicou.


Treinamento
Ainda não foi definido o número de GCMs que serão armados, por que antes de receberem os armamentos, os guardas devem fazer uma série de exames psicológicos e psicotécnicos que servirão para avaliar se o agente está ou não qualificado e apto para portar uma arma durante os serviços. Além dos exames, os guardas também passarão por um treinamento especial de tiro.
"Assim que tudo for resolvido o treinamento em si não deve demorar muito, mas é extremamente necessário que os guardas passem por ele, por que antes de serem armados é bom praticar para que não cometam erros na hora de sair portando uma arma em serviço nas ruas", finaliza Santos. (C.B.)

Pendência: Prefeitura ainda aguarda autorização do Exército
 para armar os guardas / Foto: Daniel Carvalho

Educação
Fonte: Diário do Alto Tietê - 10/11/2012


Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV