Mudança: Juiz aposentado assume Ouvidoria da prefeitura de Poá

A Ouvidoria de Poá tem um novo ouvidor. É o juiz aposentado Odair Sanna, de 71 anos, que substitui Sebastião do Carmo Camilo. A Prefeitura espera dar mais visibilidade a esse serviço público que recebe reclamações, solicitações, denúncias ou sugestões. Desde o início do ano, a ouvidoria recebeu 511 chamados, o que dá uma média de 51 pedidos por mês.

Sanna é formado em Direito pela Universidade São Paulo (USP), é juiz de Direito aposentado tendo atuado em várias comarcas do Estado, inclusive Poá. Foi também professor universitário e trabalhou nas prefeituras de Itaquaquecetuba e Itapevi como secretário de Assuntos Jurídicos.
A ouvidoria é um serviço considerado essencial pelo prefeito Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, que desde o início do mandato, em 2009, tenta tornar o setor mais funcional. Em um primeiro momento, houve a contratação de uma empresa e o aluguel de uma sala comercial para a instalação da central telefônica que foi denominada como "Fala Poá". O sistema não deu certo e o governo resolveu assumir o serviço de comunicação à população.
Desde outubro de 2010, a ouvidoria foi transferida para o Paço Municipal e o responsável pelo departamento foi o ex-coronel da Polícia Militar, Sebastião Camilo.

Hoje, a proposta da ouvidoria é ser um canal de comunicação entre a população e a administração municipal. O morador (ou mesmo uma pessoa de fora) pode fazer sua manifestação a respeito de todo e qualquer serviço prestado pela prefeitura. Atualmente, o setor conta com uma equipe formada pelo ouvidor, pela assessora Nathália Baptistella Rabechi Fernandes e dois jovens aprendizes.

Segundo a assessora, as solicitações mais frequentes são encaminhadas para as diferentes secretarias ou departamentos. No último trimestre, a maioria das manifestações foi encaminhada ao Departamento de Fiscalização e os assuntos principais foram pedidos de vistoria em terrenos particulares abandonados.

As reclamações podem ser feitas pessoalmente, por telefone (0800-760-3000 ou 4634-8803), ou pelo e-mail ouvidoria@poa.sp.gov.br. (Delcimar Ferreira)

Como localizar: Ouvidoria funciona no Paço Municipal e atende por
 email ou telefone / Foto: Daniel Carvalho

Fonte: Diário do Alto Tietê -01/11/2012


Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV