Ferraz será beneficiada por corredor da EMTU
Ferraz de Vasconcelos será beneficiada com a construção do Corredor Metropolitano, que atenderá ainda Arujá e Itaquaquecetuba. A confirmação partiu de executivos da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), que se reuniram com o prefeito Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, para tratativas indispensáveis na legalização do projeto do qual a autarquia é responsável.
O corredor que vai ligar as três cidades do Alto Tietê terá 20 quilômetros de extensão. Orçado em R$ 6 milhões, o trecho deve ter início no primeiro semestre de 2014. A previsão é que as obras sejam finalizadas em até 12 meses. Com projeto funcional totalmente finalizado, o próximo passo, segundo a EMTU, será realizar em Ferraz, bem como em Arujá e Itaquá, audiências públicas. Os encontros estão previstos para acontecer a partir do próximo mês, quando os editais de concorrência deverão ser publicados. Futuras desapropriações e compensações ambientais serão tratadas, inclusive, nestas reuniões.
Em encontro com Filló, o diretor-superintendente da EMTU, Joaquim Lopes da Silva Júnior, adiantou que o empreendimento viário "transcende as melhorias oferecidas nos dias de hoje no que reside transporte público". O traçado vai permitir melhor acesso de Ferraz às rodovias Ayrton Senna (SP-70) e Presidente Dutra (BR-116), o que, para o prefeito tucano, é importante para aprimorar a locomoção das pessoas que dependem de transporte coletivo para trabalhar e estudar, principalmente.
"A liberação desse projeto para Ferraz é de extrema importância. Assim como Itaquá e Arujá, vamos ganhar muito. São mais de 500 mil habitantes beneficiados, com ligações intermunicipais estratégicas. Sem dúvida, esse corredor vai colaborar muito para o desenvolvimento regional e para a substantiva melhora na qualidade de vida dos cidadãos", comemorou.
O projeto viário será integrado com as linhas 11 e 12 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e com o futuro Corredor Leste (que ligará o Terminal São Miguel, na capital, ao Terminal Estudantes, em Mogi das Cruzes), também de responsabilidade da EMTU. Três terminais serão construídos no Alto Tietê: dois entre Arujá e Itaquá e um em Ferraz.
Num primeiro momento, 55 veículos do tipo articulado serão utilizados para o transporte dos usuários. Diferente dos ônibus convencionais, eles terão a capacidade de transportar de 120 a 150 passageiros, entre sentados e em pé. O corredor poderá ser explorado de forma compartilhada, ou seja, coletivos das linhas municipais que já atuam na região terão acesso, desde que com planejamento e sem excessos que possam prejudicar a operação.
"Essa é a tal ´metronização´ do ônibus. O coletivo articulado permite agilidade, além de ser mais confortável e funcional. Vamos, com ele, aumentar a velocidade de embarque. É um projeto que coloca um menor número de veículos para rodar no corredor, mas que têm capacidade de abrigar mais passageiros", compartilhou Silva Júnior durante a reunião.
Arujá
Para o prefeito de Arujá, Abel Larini (PR), o Corredor Metropolitano trará um avanço grande não só para Arujá, mas para toda a região. "Essa é uma das obras previstas na Agenda Metropolitana do governo do Estado que mais trará benefícios ao nosso município, especialmente ao cidadão que diariamente usa o transporte público para se deslocar para outras cidades. O corredor nos ajudará a reorganizar o trânsito que liga Arujá a Itaquá, garantindo melhorias muito importantes", concluiu.
O corredor que vai ligar as três cidades do Alto Tietê terá 20 quilômetros de extensão. Orçado em R$ 6 milhões, o trecho deve ter início no primeiro semestre de 2014. A previsão é que as obras sejam finalizadas em até 12 meses. Com projeto funcional totalmente finalizado, o próximo passo, segundo a EMTU, será realizar em Ferraz, bem como em Arujá e Itaquá, audiências públicas. Os encontros estão previstos para acontecer a partir do próximo mês, quando os editais de concorrência deverão ser publicados. Futuras desapropriações e compensações ambientais serão tratadas, inclusive, nestas reuniões.
Em encontro com Filló, o diretor-superintendente da EMTU, Joaquim Lopes da Silva Júnior, adiantou que o empreendimento viário "transcende as melhorias oferecidas nos dias de hoje no que reside transporte público". O traçado vai permitir melhor acesso de Ferraz às rodovias Ayrton Senna (SP-70) e Presidente Dutra (BR-116), o que, para o prefeito tucano, é importante para aprimorar a locomoção das pessoas que dependem de transporte coletivo para trabalhar e estudar, principalmente.
"A liberação desse projeto para Ferraz é de extrema importância. Assim como Itaquá e Arujá, vamos ganhar muito. São mais de 500 mil habitantes beneficiados, com ligações intermunicipais estratégicas. Sem dúvida, esse corredor vai colaborar muito para o desenvolvimento regional e para a substantiva melhora na qualidade de vida dos cidadãos", comemorou.
O projeto viário será integrado com as linhas 11 e 12 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e com o futuro Corredor Leste (que ligará o Terminal São Miguel, na capital, ao Terminal Estudantes, em Mogi das Cruzes), também de responsabilidade da EMTU. Três terminais serão construídos no Alto Tietê: dois entre Arujá e Itaquá e um em Ferraz.
Num primeiro momento, 55 veículos do tipo articulado serão utilizados para o transporte dos usuários. Diferente dos ônibus convencionais, eles terão a capacidade de transportar de 120 a 150 passageiros, entre sentados e em pé. O corredor poderá ser explorado de forma compartilhada, ou seja, coletivos das linhas municipais que já atuam na região terão acesso, desde que com planejamento e sem excessos que possam prejudicar a operação.
"Essa é a tal ´metronização´ do ônibus. O coletivo articulado permite agilidade, além de ser mais confortável e funcional. Vamos, com ele, aumentar a velocidade de embarque. É um projeto que coloca um menor número de veículos para rodar no corredor, mas que têm capacidade de abrigar mais passageiros", compartilhou Silva Júnior durante a reunião.
Arujá
Para o prefeito de Arujá, Abel Larini (PR), o Corredor Metropolitano trará um avanço grande não só para Arujá, mas para toda a região. "Essa é uma das obras previstas na Agenda Metropolitana do governo do Estado que mais trará benefícios ao nosso município, especialmente ao cidadão que diariamente usa o transporte público para se deslocar para outras cidades. O corredor nos ajudará a reorganizar o trânsito que liga Arujá a Itaquá, garantindo melhorias muito importantes", concluiu.
Diretores da EMTU estiveram ontem em Ferraz para apresentar
o projeto da obra / Foto: Divulgação
Transporte
Fonte: Diário do Alto Tietê - 16/01/2013