Itaquá vai ter aumento da frota de ônibus a partir do próximo mês

Mais ônibus estarão circulando por Itaquaquecetuba nos horários de pico em fevereiro. A determinação será feita pelo secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol, à empresa responsável pelo serviço de transporte coletivo na cidade, a CS Brasil.
A informação foi divulgada ontem pelo secretário municipal. Segundo Xiol, é totalmente cabível a solicitação, já que os ônibus não podem ultrapassar o limite de passageiros, como é presenciado nos horários de pico.
Para comprovar o argumento, o secretário disse ainda que, de graça, a empresa Oficina Engenheiros Consultores Associados se disponibilizou em começar um estudo na cidade em 15 dias. "Servirá para saber melhor o que devemos fazer em curto, médio e a longo prazo", destacou.
Xiol atentou que, mensalmente, 1,7 milhão de passageiros são transportados pela cidade em aproximadamente 110 veículos e que esse número foi um dos motivos para querer disponibilizar mais ônibus. "Em até 30 dias vamos ter que colocar mais veículos da CS Brasil de manhã, à tarde e à noite".
O secretário pretende determinar que, ao menos, quatro trajetos recebam um maior número de coletivos em determinados horários.

NORMAS DA ABNT Ele ainda citou que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) dá respaldo quanto à medição, inclusive visual, para verificar se os ônibus estão mais cheios do que o permitido. "Dá para fazer as exigências porque o próprio contrato já prevê".

CRÍTICA Xiol aproveitou também para destacar que a secretaria encontrada por ele está longe da ideal, muito precária. "Não tem espaço para atender ao público, não há setor de sinalização, fornecedores estão esperando seus pagamentos", citou.

REGIÃO
Fonte: Diário de Suzano ed.: 9412 - 16 de janeiro de 2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV